Luisa Stefani e Laura Pigossi vencem russas e faturam a medalha de bronze no tênis
Luisa Stefani e Laura Pigossi conquistaram neste sábado (31) a medalha de bronze nas duplas do tênis feminino e fizeram história na Olimpíada de Tóquio-2021. Elas venceram as representantes do Comitê Olímpico Russo, Veronika Kudermetova e Elena Vesnina, por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 4/6 e 6/4 e 11/9.
As brasileiras chegaram à medalha na primeira Olimpíada que disputaram e deram a primeira medalha para o tênis brasileiro em Jogos Olímpicos. E pensar que por pouco elas não viajaram para o Japão. Graças a uma desistência, a Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês) confirmou a dupla brasileira de última hora. E deu muito certo.
+ Siga o quadro de medalhas da Olimpíada de Tóquio 2021 em tempo real!
Na campanha em Tóquio, Luisa e Laura derrotaram duplas do Canadá, República Tcheca e Estados Unidos. Na semifinal, porém, pararam no conjunto suíço. Na disputa do bronze, começaram atrás das russas, mas viraram a partida.
As brasileiras começaram desatentas e logo no segundo game tiveram o serviço quebrado. Com isso, as russas abriram 3/0. No entanto, a dupla do Brasil entrou no jogo e conseguiu duas quebras e empatou o game em 4/4. Mas as atletas do Comitê Olímpico Russo quebraram novamente o serviço e abriram vantagem para fechar o primeiro set em 6/4.
Na segunda parcial, Luisa e Laura entraram mais ligadas e logo no primeiro game quebraram o serviço de Kudermetova e Vesnina, e confirmaram o saque na sequência, abrindo 2/0. Elas seguiram bem no set, mantendo o ritmo e fecharam a segunda parcial por 6/4.
No super tie-break, as russas saíram na frente e chegaram a abrir 5 a 1. As brasileiras se recuperaram e encostaram em 7 a 5. Kudermetova e Vesnina chegaram ao match point em 9 a 5, mas a dupla do Brasil conseguiu se recuperar, virar e fechar em 11 a 9.