Hebert Conceição vence por nocaute e conquista medalha de ouro no boxe
Hebert Conceição entrou para a história do boxe do Brasil ao faturar a medalha de ouro na categoria até 75kg na Olimpíada de Tóquio-2021, neste sábado (7), e se tornar o segundo brasileiro a subir no ponto mais alto do pódio na modalidade - em 2016, no Rio de Janeiro, Robson Conceição conquistou o ouro. Na final, no Ryōgoku Kokugikan, ele venceu o ucraniano Oleksandr Khyzhniak por nocaute.
Essa foi a segunda medalha do boxe brasileiro em Tóquio. Além dele, Abner Teixeira ficou com o bronze na categoria peso pesado, e Beatriz Ferreira já garantiu pelo menos a prata - ela disputa a final neste domingo (8).
+ Siga o quadro de medalhas da Olimpíada de Tóquio 2021 em tempo real!
Na final, logo no início do primeiro round, o ucraniano tomou a iniciativa e partiu para cima do brasileiro, acertando mais golpes e pressionando Hebert nas cordas. No segundo assalto, o cenário não mudou, com Khyzhniak encaixando melhor os golpes e o brasileiro se esquivando e tentando os contragolpes. O último round foi uma repetição dos dois primeiros, com o ucraniano mantendo o ritmo. Hebert não conseguia ser agressivo, mas em um cruzado de esquerda conseguiu derrubar o adversário e finalizar o combate por nocaute.
Para chegar à medalha, Hebert venceu na estreia o chinês Erbieke Tuoheta por 3 a 2. Nas quartas de final, mais um combate apertado, dessa vez contra o representante do Casaquistão Abilkhan Amankul, novamente por 3 a 2. Na semifinal, já com a medalha de bronze garantida, o brasileiro venceu o russo Gleb Bakshi por 4 a 1 e seguiu para a final contra contra o ucraniano.