Daniel Cargnin surpreende e conquista medalha de bronze no judô para o Brasil
O brasileiro Daniel Cargnin conquistou a medalha de bronze no judô, na categoria até 66kg, na Olimpíada de Tóquio-2021, na manhã deste domingo (25). Ele venceu o israelense Baruch Shmailov e ganhou a segunda medalha do Brasil nesses Jogos - a primeira foi de Kelvin Hoefler no skate street.
Com este resultado, o judô brasileiro mantém a tradição de subir ao pódio em todas as edições olímpicas desde Los Angeles/1984. São 23 no total. A luta foi intensa, com o israelense aparentemente mais forte fisicamente, mas o brasileiro foi rápido demais e conseguiu um wazari a 2min29 do final. A 1min31 o combate foi paralisado por causa de um sangramento no nariz de Cargnin. Daí em diante, Shmailov foi ao ataque, mas não teve sucesso.
+ Siga o quadro de medalhas da Olimpíada de Tóquio 2021 em tempo real!
Em sua caminhada em Tóquio, na sua primeira participação olímpica, Daniel despachou o egípcio Mohamed Abdelmawgoud na estreia e o moldávio Denis Mdavieru nas quartas.
E ele não se intimidou diante do italiano Manuel Lombardo, líder do ranking e atual vice-campeão mundial, e venceu o combate. Para desbancar o número 1 do ranking, Daniel conseguiu um wazari faltando sete segundos para o fim da luta. Na semifinal, o gaúcho de 23 anos enfrentou o japonês Hifumi Abe, que ostenta duas medalhas de ouro e um bronze em mundiais, e perdeu por ippon. Assim, foi para a disputa do bronze.
Natural de Porto Alegre, Daniel Cargnin teve grandes resultados no ciclo olímpico, marcado por sua transição das equipes de base ao time principal. Em 2017, ele conquistou o ouro no Mundial Júnior, e firmou-se como o principal nome da categoria no Brasil Arrematou dois títulos pan-americanos (2017 e 2020) e teve seu melhor resultado no Grand Slam de Brasília, em 2019, quando foi campeão batendo justamente o italiano Manuel Lombardo. No Pan de Lima, ficou com a prata.