Brasil perde para a Argentina e fica sem medalha no vôlei masculino
Não foi do jeito que os brasileiros esperavam. Depois de quatro finais olímpicas consecutivas, a seleção masculina de vôlei só chegou à disputa pelo bronze e ainda deixou o Japão sem nenhuma medalha. Na disputa do bronze, o Brasil perdeu para a Argentina por 3 sets a 2, com parciais de 25/23, 20/25, 20/25, 25/17 e 15/13, e saiu da Olimpíada de Tóquio-2021 com o quarto lugar.
O sonho da quarta final seguida acabou na semifinal, quando os brasileiros pararam nos russos e precisaram se contentar em brigar pela medalha de bronze contra os argentinos. Sem o pódio em Tóquio, a seleção segue com seis medalhas olímpicas, sendo três outros e três pratas.
+ Siga o quadro de medalhas da Olimpíada de Tóquio 2021 em tempo real!
No primeiro set, a seleção entrou apática, errando muito. Com isso, a Argentina conseguiu abrir o placar, especialmente nos ataques de Facundo Conte, que anotou nove pontos. O técnico Renan Dal Zotto colocou Douglas no lugar de Leal e o time conseguiu melhorar e encostou no placar no 21/20. Só que os argentinos seguraram o ímpeto brasileiro e fecharam o primeiro set em 25/23.
Na segunda parcial, o Brasil começou mais ligado e abriu vantagem no placar, mesmo que apertada, oscilando entre um e dois pontos. As principais jogadas de ataque eram com Lucão pelo meio e com Douglas na ponta. No fim do set, a seleção brasileira conseguiu ampliar a vantagem e fechou a segunda parcial em 25/20.
O Brasil entrou nervoso no terceiro set e viu a Argentina abrir vantagem no placar. Aos poucos, porém, a seleção começou a acertar os ataques e chegou. E daí em diante, deslanchou no set, fechando a terceira parcial por 25/20.
A quarta parcial foi terrível para o Brasil. Desatenta, a seleção viu os adversários dominarem o set do começo ao fim, chegando a abrir oito pontos, no 18 a 10. E continuou assim até o fim, com os argentinos sobrando e fechando por 25/17.
No set decisivo, três erros do Brasil logo no início permitiram à Argentina abrir uma vantagem um pouco confortável. Sentindo ainda a derrota no set anterior, os brasileiros seguiram apáticos e viram os adversários abrirem quatro pontos no 8 a 4. Renan Dal Zotto decidiu mudar e colocar Alan e Isaac, que mudaram o jogo e recolocaram o Brasil na partida. Só que no detalhe a Argentina fechou o tie-break por 15 a 13.