Brasil vence a Espanha e está na final da Olimpíada de Paris
Histórico! O Brasil venceu a favorita Espanha por 4 a 2 nesta terça-feira (6), pelas semifinais dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Os gols foram de Paredes (contra), Gabi Portilho, Adriana e Kerolin. As espanholas descontaram com Paralluelo e Duda Sampaio (contra) na reta final de partida.
Depois de uma primeira fase ruim e com a classificação vindo como uma das melhores terceiras colocadas, a seleção feminina passou das quartas de final com uma vitória heroica sobre a França. Agora, superou as favoritas com uma grande atuação.
- O Brasil vai enfrentar os Estados Unidos, que superou a Alemanha por 1 a 0 mais cedo.
- A final olímpica será no sábado (10), às 12h, no Estádio Parque dos Príncipes, casa do PSG, em Paris.
O jogo começou domínio maior da Espanha. O Brasil, bem postado defensivamente, apostava nos contra-ataques e nos lançamentos diretos para o ataque, para a artilheira Gabi Portilho.
Até que, logo aos 5 minutos, a goleira Cata Coll saiu jogando errado, chutou em cima da companheira Paredes e a bola morreu nas redes. Ainda no primeiro tempo, aos 48 minutos, Gabi Portilho recebeu na área e bateu no cantinho, 2 a 0.
Na etapa final, a Espanha colocou em campo a craque do Barcelona Alexia Putellas. Mas foi o Brasil que ampliou com Adriana de cabeça, após ótimo contra-ataque.
As espanholas seguiram pressionando, mas a goleiro Lorena fez mais uma grande partida, salvando lances da própria Putellas da entrada da área. Aos 39', Paralluelo descontou de cabeça e colocou fogo na partida.
Mas Kerolin aproveitou nova falha da defesa adversária para fazer 4 a 1 com um chute por baixo das pernas da goleira Cata Coll. A arbitragem deu 15 minutos de acréscimos. Já na reta final, após escanteio, a Espanha arriscou com Paralluelo e a bola desviou em Duda Sampaio antes de entrar, 4 a 2.
A seleção feminina tenta sua primeira medalha de ouro. A equipe foi duas vezes prata nas Olimpíadas de Atenas 2004 e Pequim 2008. Marta, que pegou dois jogos de suspensão após a expulsão contra a própria Espanha na primeira fase, fica à disposição para a final.
FICHA TÉCNICA
Jogos Olímpicos de Paris 2024
Semifinais - 06/08/2024
Brasil 4 x 2 Espanha
Brasil: Lorena; Thaís, Lauren (Kerolin) e Tarciane; Angelina (Duda Sampaio), Yaya, Ludmilla (Adriana) e Yasmim; Priscila, Gabi Portilho e Jheniffer (Ana Vitória).
Técnico: Arthur Elias.
Espanha: Cata Coll; Batlle, Paredes (Aleixandri), Codina (Alexia Putellas) e Carmona (Oihane Hernández); Abelleira (Guijarro), Bonmatí e Hermoso; Navarro (Athenea), Paralluelo e Caldentey.
Técnico: Montse Tomé.
Local: Estádio Stade Vélodrome, em Marseille, na França.
Gols: Paredes (contra), Gabi Portilho, Adriana e Kerolin (BRA); Paralluelo e Duda Sampaio (contra) (ESP).
Cartões amarelos: Gabi Portilho (BRA); Abelleira, Cata Coll (ESP).
Árbitro: Rebecca Welch (ING).
Auxiliares: Emily Carney (ING) e Franca Overtoom (HOL).
VAR: Makoto Bozono (JAP).