Beatriz Ferreira vence finlandesa e vai para a final do boxe em Tóquio
Beatriz Ferreira garantiu pelo menos a medalha de prata na categoria de pesos leves (até 60kg) do boxe na Olimpíada de Tóquio-2021, ao vencer nesta quinta-feira (5) a semifinal contra a finlandesa Mira Marjut Johanna Potkonen por 5 a 0 (foram três 30-27, um 30-26 e um 29-28).
Na final, a baiana vai encarar a irlandesa Kellie Anne Harrington, que venceu a tailandesa Sudaporn Seesondee na outra semifinal por 3 a 2. A luta está marcada para o domingo (8), último dia dos Jogos de Tóquio, às 2h (de Brasília).
+ Siga o quadro de medalhas da Olimpíada de Tóquio 2021 em tempo real!
No combate contra a finlandesa, Bia começou o primeiro assalto pressionada, mas logo se soltou e acertou alguns cruzados de esquerda, saindo em vantagem. No segundo round, a brasileira foi para cima da adversária, que tentava usar sua envergadura para desviar dos golpes de Bia. No meio do assalto, a brasileira acertou um cruzado de direita que desequilibrou Potkonen.
Bia foi para o último assalto com boa vantagem, ainda mais porque conseguiu acertar golpes fortes que desnortearam a finlandesa. Potkonen partiu para cima para tentar reverter a luta, mas Bia conseguiu administrar, principalmente usando a cruzada de esquerda.
"A missão não acabou. Vamos subir no lugar mais alto do pódio. Vamos ouvir o hino nacional", afirmou a atleta em entrevista ao SporTV. "Agora vamos para cima. Vamos mudar a cor desta medalha. Este é o objetivo, foi para isso que eu treinei o tempo todo", completou.
Para chegar à decisão, Bia precisou vencer três lutas. Além da finlandesa, passou por Shih-Yi Wu, de Taipei, na estreia, por 5 a 0. Nas quartas de final venceu também por 5 a 0 a representante do Uzbequistão, Raykhona Kodirova.
A boxeadora brasileira chegou ao Japão como uma das favoritas na sua categoria, afinal é a atual campeã mundial, na competição realizada em 2019, na Rússia. Em 30 competições internacionais, só não foi ao pódio uma vez.