Mercado da Bola, veja as novidades de contratações desta terça-feira (10)
Mercado da Bola, veja as novidades de contratações desta terça-feira (10). Abaixo, os destaques do dia, atualizando o vai-e-vem de jogadores no futebol brasileiro.
Corinthians
O Corinthians anunciou, nesta terça-feira, a compra do atacante Yuri Alberto. O jogador assinou contrato com o clube até o fim de 2027. Yuri estava emprestado ao Timão pelo Zenit, da Rússia, até junho. O camisa 9 terá 50% dos direitos vinculados ao time paulista. A outra metade segue com os russos.
Por outro lado, o zagueiro Robert Renan, de 19 anos, está de malas prontas justamente para o Zenit, da Rússia. O jogador foi envolvido na troca com o clube russo pelo atacante Yuri Alberto.
Além do defensor, o Corinthians também cedeu o meio-campista Du Queiroz ao Zenit, mas ele ainda permanece na equipe paulista até a metade da temporada.
São Paulo
A terça-feira foi de apresentação de reforço no Tricolor. Novo camisa 32, o atacante Marcos Paulo chega emprestado pelo Atlético de Madri por uma temporada.
Atlético-MG
Ex-Internacional e São Paulo, o meia Patrick chegou nesta terça a Belo Horizonte para fechar com o Atlético-MG. Pedido do novo técnico Eduardo Coudet, o jogador de 30 anos será o sexto reforço do Galo para 2023.
Grêmio
O Grêmio apresentou o latera-direito Fabio, novo camisa 2. Aos 32 anos,o jogador assinou com o Tricolor até dezembro de 2024.
Internacional
O Internacional está perto de fechar a contratação do goleiro John, do Santos, por empréstimo. Segundo o ge.globo, as negociações avançaram nos últimos dias e as partes estão perto de um acordo.
Se tem um chegando tem outro saindo. O goleiro Daniel está de malas prontas para deixar o Colorado. O destino do jogador de 28 anos é o San Jose Earthquakes, da Major League Soccer, dos Estados Unidos.
Botafogo
O volante Marlon Freitas, ex-Atlético-GO, foi apresentado nesta terça-feira como reforço do Botafogo. O jogador de 27 anos chega após passagem de destaque pelo clube goiano e foi o primeiro reforço anunciado oficialmente pelo clube para 2023.
Vasco
O Vasco encaminhou a contratação do goleiro Ivan, ex-Corinthians, Zenit e Ponte Preta. O jogador de 25 anos pertencia ao Timão e estava emprestado ao clube russo. Ele chega para ser titular do Gigante da Colina no retorno à elite do Brasileirão, mas disputará a posição com Thiago Rodrigues.
Mercado da Bola: veja mais notícias
Santos rescinde contrato com Jobson e Nunes e empresta Andrey Quintino ao Ituano
Estadão Conteúdo
Com o objetivo de enxugar a folha salarial e diminuir os custos do departamento de futebol a diretoria do Santos anunciou nesta terça-feira a rescisão de contrato do volante Jobson. Outra decisão da direção foi definir o empréstimo do atacante Andrey Quintino ao Ituano.
Jobson esteve emprestado no ano passado ao Náutico. O time pernambucano não fez uma boa campanha na Série B e acabou rebaixado à Série C. No retorno do atleta neste início de ano, o clube informou que o fim do vínculo aconteceu de maneira consensual. Outro atleta que também teve vínculo encerrado foi o meia Guilherme Nunes.
"O Peixe agradece os serviços prestados pelos dois atletas duante o período que vestiram AC Amia do clube e deseja boa sorte em suas carreiras", informa o comunicado no site oficial do clube.
Os dois atletas, no entanto, já tem futuro encaminhado. Fora dos planos do técnico Odair Hellmann, Nunes entrou em negociação com o Brasil de Pelotas e acertou seu ingresso com o novo clube até o final do Campeonato Gaúcho. Já Jobson acertou transferência com um time do Oriente Médio.
Já o empréstimo de Andrey Quintino ao Ituano temo objetivo de dar rodagem ao atleta de 20 anos. Sem espaço no planejamento de Odair Hellmann, ele fica no clube do interior paulista até a metade deste ano.
São Paulo apresenta Marcos Paulo como reforço para o ataque: 'É um recomeço'
Estadão Conteúdo
O São Paulo apresentou nesta terça-feira o atacante Marcos Paulo como mais um reforço para a temporada 2023. O atleta de 21 anos despontou no Fluminense, logo seguiu para jogar no Atlético de Madrid, mas não se firmou. Com passagens ainda por Famalicão, de Portugal, e Mirandês da segunda divisão espanhola, ele agora busca uma retomada na carreira novamente no Brasil.
"Estava ansioso. Jogar no São Paulo é um sonho. Um recomeço para chegar ao mais alto nível. Não é um passo atrás. Quero mostrar que sou o mesmo jogador de antes", afirmou o atacante em entrevista coletiva no CT da Barra Funda.
O empréstimo de Marcos Paulo junto ao Atlético de Madrid tem a duração de um ano. Ele chega com seus direitos federativos fixados em 3 milhões de euros (algo em torno de R$ 17 milhões).
Recepcionado pelo técnico Rogério Ceni, Marcos Paulo espera agora corresponder às expectativas para conseguir se firmar novamente no cenário nacional.
"Ninguém melhor do que o Ceni para me ensinar o que é o São Paulo. Ele deu algumas dicas para eu evoluir. Sou jovem, tenho muito a aprender e, quem sabe, me tornar ídolo aqui com a conquista de títulos."
Jogador com vocação ofensiva, Marcos Paulo falou de suas características e disse estar pronto para ajudar o treinador no que for preciso. "Sou um cara versátil, criativo, de tentar sempre o um contra um, e gosto de dar assistências. Posso fazer a função de jogar em velocidade como também atuar por dentro", comentou.
Ele chega para disputar posição com os atacantes Calleri e Luciano além de Pedrinho, reforço que chegou do futebol da Rússia. "Estou aqui para colaborar. O nível é muito alto e espero trabalhar para entrar no nível dos companheiros."
Já integrado ao elenco, Marcos Paulo vem trabalhando com o grupo normalmente. No último sábado, chegou a atuarem parte do jogo-treino contra o Guarani. Nesta quarta, Rogério Ceni vai comandar a equipe em um último teste antes da estreia no Estadual. A atividade vai ser contra o São Bernardo, time da terceira divisão.
Ele chega para disputar posição com os atacantes Calleri e Luciano além de Pedrinho, reforço que chegou do futebol da Rússia. "Estou aqui para colaborar. O nível é muito alto e espero trabalhar para entrar no nível dos companheiros."
Já integrado ao elenco, Marcos Paulo vem trabalhando com o grupo normalmente. No último sábado, chegou a atuarem parte do jogo-treino contra o Guarani. Nesta quarta, Rogério Ceni vai comandar a equipe em um último teste antes da estreia no Estadual. A atividade vai ser contra o São Bernardo, time da terceira divisão.
Flu apresenta Jorge para resolver problema da lateral: "Buscar o meu melhor"
Estadão Conteúdo
O Fluminense apresentou nesta terça o jogador Jorge, 26 anos, a fim de tentar resolver o problema da lateral esquerda para a temporada 2023. Campeão brasileiro com o Palmeiras no ano passado, o atleta chega ciente da responsabilidade que terá pela frente.
"A posição de lateral não é fácil de lidar. Tem que entender o jogo, a linha defensiva, saber a hora de apoiar. Vou buscar o meu melhor a cada dia para ocupar essa vaga e dar alegria para a torcida tricolor."
Revelado pelo rival Flamengo, Jorge despontou com uma das revelações do clube carioca e foi negociado com o Monaco em 2017 Depois disso passou pelo futebol português, voltou ao Brasil para defender o Santos e vem de uma temporada com a camisa do Palmeiras.
Amparado pelos conselhos do técnico Fernando Diniz, ele disse que a entrega e a determinação vão ser fundamentais para uma boa adaptação. "O Diniz cobra intensidade para lidar com equipes fortes e de alto nível. Correr para caramba, saber que dentro de uma equipe com qualidade, temos que nos entregar ao máximo. Se colocarmos tudo em prática, temos tudo para ganhar os jogos", afirmou.
Apesar do título brasileiro no ano passado com o Palmeiras, Jorge teve um ano difícil. Fez apenas nove partidas no Nacional e não conseguiu achar seu espaço entre os titulares. Agora, espera escrever um capítulo com mais participações em campo pelo novo clube.
"No Palmeiras eu voltei de uma lesão muito grave no joelho. Cheguei ainda em fase de reabilitação e infelizmente não tive muitas chances. No Fluminense vou trabalhar bastante para ter uma sequência e ser feliz."
Volante Marlon Freitas é apresentado no Botafogo: "Projeto é muito interessante"
Estadão Conteúdo
Primeiro reforço do Botafogo, o volante Marlon Freitas foi apresentado nesta terça-feira e chegou confiante à nova casa. Destaque do Atlético-GO no Brasileirão, o jogador ressaltou o projeto do clube para explicar a escolha pelo retorno ao Rio em contrato por três temporadas - ele foi revelado no Fluminense.
"Um clube como o Botafogo, gigante, ter jogadores de qualidade ajuda muito. O projeto é muito interessante e objetivo da temporada é ganhar títulos", afirmou o reforço, um pedido do técnico Luiz Castro e que já havia acertado desde o meio da temporada passada.
"Estar aqui vestindo a camisa do Botafogo, não tem motivação maior do que essa. Poucos têm essa oportunidade e eu estou tendo. É procurar dar meu melhor sempre, muita fé em Deus, acredito muito que Deus abriu essa porta para mim e tem coisas grandes por vir para todos nós."
Bem recebido pelo elenco, Marlon Freitas destacou os novos companheiros. "Todos os jogadores são importantes, e todos estão dando o melhor para montarmos um grupo muito forte e ter uma disputa sadia (por posição)", disse.
Confiante em erguer taças, o volante agradeceu a confiança da direção em seu futebol. "Quero agradecer primeiro a Deus pela oportunidade. Agradecer à diretoria por todo o empenho, à comissão, ao mister. Já me sinto em casa, todos me receberam muito bem. Em dois ou três dias já deu para ver que é uma família, todos muito unidos num só objetivo que é conquistar títulos", enfatizou. "É uma oportunidade única na minha carreira e podem ter certeza de que vou dar meu melhor, sempre."
Já trabalhando no CT Lonier, Marlon Freitas se mostrou impressionado com o local. "É um espaço muito bom, com campos bons para treinar. O Botafogo está se estruturando bem, tenho certeza que vai crescer ainda mais e isso vai ajudar ainda mais o clube a colher frutos lá na frente."
Grêmio reforça lateral com Fábio e aposta em experiência europeia: "Evoluí muito"
Estadão Conteúdo
Depois de atuar por 15 anos na Europa, o lateral Fábio está de volta ao Brasil. O jogador foi apresentado pela diretoria do Grêmio nesta terça-feira e disse estar pronto para emprestar a sua experiência a fim de ajudar o time gaúcho nas competições ao longo do ano.
"Aprendi muito taticamente. Quando saí daqui, só queria atacar. Lá fora aprendi muito defensivamente. Sei me posicionar bem e ajudar a defesa. Voltei para ganhar, conquistar títulos e quero vencer aqui no Grêmio", afirmou o jogador.
Revelado pelo Fluminense, ele foi negociado com o Manchester United junto com o irmão gêmeo Rafael. Nas últimas cinco temporadas, esteve defendendo o Nantes, da França. Com 32 anos e seduzido pelo projeto do clube gaúcho, Rafael resolveu retornar ao futebol brasileiro.
"O que me motivou a voltar depois de 15 anos foi o projeto de reconstrução. Isso me convenceu e acho que aqui é o lugar onde eu tenho que estar depois de jogar por tanto tempo fora do país "
Fábio chega ao Olímpico com status de titular. No elenco atual, o técnico Renato Gaúcho tem os jovens Lucas Kawan e Thomas Luciano para a posição. Já integrado ao grupo, ele vem participando das atividades de campo e deve estrear na próxima terça-feira na decisão da Recopa Gaúcha. O jogo que vale taça é contra o São Luiz, em Porto Alegre, às 19h30.
+ Mercado da Bola: Veja as contratações e vendas mais importantes dos principais clubes do Brasil em 2023!
Com o final da temporada 2022 do futebol brasileiro, é tempo de mercado da bola! Os clubes já iniciaram as movimentações nos bastidores para realizar contratações que reforcem suas equipes para o ano de 2023, que será mais uma vez de calendário intenso com Estaduais, Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores/Sul-Americana para a maioria dos clubes.
Você pode filtrar o vai e vem do Mercado da Bola por time ou por status da negociação. O monitoramento é feito em tempo real e leva em consideração a confirmação do clube para decretar a contratação de forma oficial.
Mercado da Bola: veja como funciona
Quem chegou: os jogadores contratados que já estão certos com os clubes.
Quem saiu: os jogadores que já estão certos com outras equipes.
Quem pode chegar: os jogadores que estão na mira dos clubes e podem ser contratados.
Quem pode sair: os jogadores que devem deixar as equipes.
Quem renovou: os jogadores que estão certos que vão permanecer com um novo contrato.
Quem pode renovar: os jogadores que devem assinar um novo contrato para permanecer.
Quem volta de empréstimo: os jogadores que defenderam outras equipes e voltarão.