Mercado da Bola, veja as novidades de contratações desta sexta-feira (6)
Mercado da Bola, veja as novidades de contratações desta sexta-feira (6). Abaixo, os destaques do dia, atualizando o vai-e-vem de jogadores no futebol brasileiro.
Coritiba
O atacante Robson está de volta ao Coritiba. O jogador de 31 anos retorna ao Alto da Glória após duas temporadas. Ele estava no Fortaleza, com quem tinha contrato até o final do ano.No Leão, foram 105 jogos, com 21 gols e 11 assistências.
Fluminense
O Tricolor anunciou a renovação de contrato do lateral-direito Samuel Xavier, que agora tem vínculo até dezembro de 2024.
Atlético-MG
O Galo confirmou a contratação do meia Igor Gomes, que chega do São Paulo. O jogador de 23 anos assinou contrato com o Atlético-MG até 31 de dezembro de 2026.
Palmeiras
O Palmeiras ampliou o contrato do meio-campista Zé Rafael de dezembro de 2024 até dezembro de 2025. Ele soma 214 partidas (sendo 171 como titular), 22 gols e 19 assistências pelo Verdão.
São Paulo
O Tricolor paulista apresentou nesta sexta-feira o meia Wellington Rato, de 30 anos. O jogador, que também era cobiçado por Fortaleza, Cruzeiro e Vasco, estava no Atlético-GO e assinou contrato de três anos.
Grêmio
A sexta-feira também foi de apresentação no Grêmio. O Tricolor apresentou o meia argentino Franco Cristaldo, que veio do Huracán. Ele recebeu a camisa 19 das mãos do vice de futebol Paulo Caleffi, tem 26 anos e foi revelado pelo Boca Juniors.
Bragantino
O volante Matheus Fernandes, que pertence ao Palmeiras, foi emprestado para o Red Bull Bragantino até o final do ano. O jogador defendeu o Athletico ao longo de 2022.
Mercado da Bola: veja mais notícias
Palmeiras renova com Zé Rafael até 2025: 'Muito motivado com esse novo contrato'
Estadão Conteúdo
Depois de perder Gustavo Scarpa para o Nottingham Forest, do futebol inglês, o Palmeiras vem fazendo de tudo para que novas peças não deixem o clube. Nesta sexta-feira, a diretoria anunciou a ampliação do contrato do meio-campista Zé Rafael até dezembro de 2025.
"Estou muito motivado por esse novo contrato, por essa nova oportunidade. Fico contente com todo o reconhecimento, é fruto de muito trabalho e dedicação, minha e de todos os meus companheiros. Fico feliz também por dar a volta por cima e estar conquistando esse espaço no Palmeiras, por estar conquistando a torcida também", celebrou Zé Rafael. "E, claro, muito motivado para fazer mais um grande ano e que a gente possa continuar conquistando e marcando nosso nome na história do clube."
Aos 29 anos, Zé Rafael atua como segundo volante ou mesmo armador, e é uma espécie de "orientador" para os jogadores mais jovens. Além de Danilo e Gabriel Menino, que já estavam no elenco principal, ele também servirá de lkídser para novos garotos promovidos da base para 2023.
"Esse é o processo: sete meninos novos integraram agora com a gente, eles já faziam parte do nosso grupo e acabaram não jogando tanto no ano passado porque compunham também o sub-20 ainda. Mas esse ano eles estão com a gente e sabemos da qualidade deles", elogiou. "Temos bons meninos que vão agregar muito e nos ajudar com essa mescla com os jogadores com mais experiência e que têm mais rodagem. Espero que a gente possa ajudar muito uns aos outros e buscar novos títulos."
Apelidado de Trem pela sua força e disposição em campo, Zé Rafael fez sete gols em 2022, mesmo atuando mais recuado. Ele se destacou nos desarmes, com 104 bolas recuperadas. É um dos principais "ladrões" do grupo, superado somente por Marcos Rocha.
Wellington Rato é apresentado no São Paulo e revela esquema com três atacantes
Estadão Conteúdo
Wellington Rato se destacou no Atlético-GO aparecendo em múltiplas funções. Além de ser o principal organizador do time, ajudava na marcação como um segundo volante e, por vezes, se tornava atacante pela beirada. Apresentado no São Paulo nesta sexta-feira, ele revelou que deve ser armador ou ponta direita e acabou revelando que Rogério Ceni vem investindo em esquema com três atacantes - muitos treinos são fechados para o técnico ter privacidade.
"A gente vem utilizando esses dias de pré-temporada para trabalho de construção, marcação pressão... O treinador (Rogério Ceni) tem testando (novo esquema) e acho que vai dar êxito. Gosto de atuar pelo lado com esse sistema com três atacantes, puxando contra-ataques, para achar mais gente é melhor. Acho que tudo vai se encaixar direitinho para a gente", afirmou o novo camisa 27 do São Paulo.
"Muito feliz e honrado", Rato revelou que vem conversando bastante com o comandante para mostrar onde melhor se encaixa na equipe. "Tenho a característica de jogar invertido na ponta, mas também gosto de jogar pelo meio", disse. "O Rogério é um cara que entende muito dentro de campo. Do meio para frente acho que me encaixo em todas elas e procuro aprimorar a cada dia mais com ele. A intenção é estar bem preparado para quando a oportunidade chegar eu agarrar."
Com propostas do Fortaleza e do Vasco, Wellington Rato fez questão de ser jogador do São Paulo pela "história, grandeza e títulos" do clube. "Quando veio esse interesse, busquei a história do clube. A ligação do presidente (Julio Cazares) me deixou tranquilo para tomar essa decisão. Que seja uma temporada feliz para nós e esperamos conquistar muitos títulos."
A alegria de Wellington Rato atualmente, contrasta com o ano de 2019, quando chegou a se reunir com os familiares para avaliar um possível adeus aos gramados por não ver a carreira decolar. Ele se deu uma nova oportunidade e agora tem a chance da vida.
"Acho que o pior ano que passei na carreira foi em 2019, quando pensei em parar de jogar bola. Fui para casa, pensei com a minha família, mas tive uma transformação quando aceitei Jesus na minha vida. O crescimento na minha carreira tem sido a isso", afirmou. "Fui para o Ferroviário para disputar o Cearense e vi aquilo ali como uma oportunidade. Depois tive a chance de ir para o Atlético-GO, Série A. Fui para o Japão, voltei, fiz 15 gols num campeonato...", celebrou a redenção.
No dia 15 de janeiro, às 18h30, no Morumbi, o São Paulo estreia no Paulistão e Wellington Rato espera estar em campo para sua maior aventura na carreira.
Keiller festeja ampliação de contrato com Internacional: 'Feliz de estar em casa'
Estadão Conteúdo
Muitos clubes iniciaram o ano em busca de um novo goleiro. Destaque entre as traves do Internacional no Brasileirão após lesão de Daniel, Keiller ficou em evidência e chegou a ser sondado pelo Vasco. Para não perder o atleta, o time gaúcho ampliou o contrato até dezembro de 2026, com um aumento salarial, para alegria do agora titular absoluto.
"Cara, estou muito feliz por ampliar esse contrato, dar segmento naquele trabalho que a gente vem fazendo", afirmou Keiller, gaúcho de Eldorado do Sul e colorado de coração. "Minha família também está muito feliz por eu estar em casa."
Keiller está no Internacional desde 2016, mas pouco vinha sendo aproveitado. Chegou a jogar por empréstimo na Chapecoense em 2021, antes de voltar para ser um dos grandes nomes da equipe na campanha do vice-campeonato nacional.
Depois de cinco temporadas aguardando uma oportunidade, Keiller soube aproveitar bem o tempo em que precisou jogar por causa da lesão de Daniel. Foi tão bem que Mano Menezes optou pela sua manutenção após a recuperação do companheiro, que também vinha se destacando.
"Uma etapa muito importante que o clube vem fazendo de manter quem fez a campanha (no Brasileirão), sempre agregando qualidade (no elenco)", festejou o jogador, que iniciará a temporada no gol e espera acabar com o jejum do time de seis anos no Gauchão.
+ Mercado da Bola: Veja as contratações e vendas mais importantes dos principais clubes do Brasil em 2023!
Com o final da temporada 2022 do futebol brasileiro, é tempo de mercado da bola! Os clubes já iniciaram as movimentações nos bastidores para realizar contratações que reforcem suas equipes para o ano de 2023, que será mais uma vez de calendário intenso com Estaduais, Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores/Sul-Americana para a maioria dos clubes.
Você pode filtrar o vai e vem do Mercado da Bola por time ou por status da negociação. O monitoramento é feito em tempo real e leva em consideração a confirmação do clube para decretar a contratação de forma oficial.
Mercado da Bola: veja como funciona
Quem chegou: os jogadores contratados que já estão certos com os clubes.
Quem saiu: os jogadores que já estão certos com outras equipes.
Quem pode chegar: os jogadores que estão na mira dos clubes e podem ser contratados.
Quem pode sair: os jogadores que devem deixar as equipes.
Quem renovou: os jogadores que estão certos que vão permanecer com um novo contrato.
Quem pode renovar: os jogadores que devem assinar um novo contrato para permanecer.
Quem volta de empréstimo: os jogadores que defenderam outras equipes e voltarão.