Mercado da Bola, veja as novidades de contratações desta quarta-feira (4)
Mercado da Bola, veja as novidades de contratações desta quarta-feira (4). Abaixo, os destaques do dia, atualizando o vai-e-vem de jogadores no futebol brasileiro.
Coritiba
O Coritiba anunciou o atacante argentino Marcelino Moreno como a quinta contratação para a temporada 2023. Ele estava no Atlanta United e já defendeu clubes com Lanús e Talleres.
Bahia
O zagueiro Raul Gustavo chega ao Bahia emprestado pelo Corinthians por uma temporada, com a possibilidade de ser adquirido em definitivo.
Fortaleza
O Leão anunciou a chegada do lateral-esquerdo Lucas Esteves. Após duas temporadas no Colorado Rapids, do Estados Unidos, ele acertou contrato de empréstimo até o final do ano, com opção de compra - o jogador pertence ao Palmeiras.
São Paulo
O Tricolor apresentou o atacante Pedrinho, que estava no Lokomotiv-RUS e antes defendeu América-MG e Athletico. O jogador de 23 anos chega por empréstimo com opção de compra.
Santos
O Peixe e o meia Carlos Sánchez rescindiram contrato em comum acordo - o vínculo terminava em julho. Especula-se que o jogador de 38 anos esteja se transferindo para o Peñarol-URU. Foram 32 gols marcados pelo Santos.
Mercado da Bola: veja mais notícias
Carlos Sánchez, maior artilheiro estrangeiro do Santos, deixa clube após 4 anos
Estadão Conteúdo
O experiente meia Carlos Sánchez não é mais jogador do Santos. O maior artilheiro estrangeiro da história do clube, com 32 gols, rescindiu seu contrato em comum acordo e deve se despedir da carreira no Peñarol, sua equipe de coração. O uruguaio de 38 anos tinha acordo até julho.
"Obrigado, Sanchez", agradeceu o Santos, ao anunciar o fim da passagem do meia uruguaio. O jogador estava na equipe paulista desde julho de 2018 e havia renovado por dois anos em 2021. Mas a proposta para uma "aposentadoria" no Peñarol, time para o qual é torcedor, o fez buscar um acordo amigável com os dirigentes para uma saída.
"Um dos maiores nomes do Santos FC nos últimos anos, o meia Carlos Sanchez assinou oficialmente nesta segunda-feira (2) sua rescisão contratual em comum acordo com o clube. Maior artilheiro estrangeiro da história do Peixe, com 32 gols marcados, o atleta solicitou a antecipação do fim do vínculo, que ia até 22 de julho deste ano,m abrindo mão dos vencimentos que tinha a receber", disse o Santos.
Sanches defendeu as cores do Santos em 161 oportunidades, e além dos 32 gols, ainda distribuiu 22 assistências. Seu ano mágico foi 2019, com 19 gols, além de 11 passes para os companheiros marcarem. Em 2022, porém, o jogador perdeu a condição de titular e ainda sofreu com lesões, atuando somente 21 vezes.
Recentemente, em exames da pré-temporada, uma alteração cardiológica chegou a afastá-lo dos treinos. Novas avaliações em hospital da capital garantiram que o jogador está em condições de seguir na profissão, o que ajudou no andamento das conversas com o Peñarol. O Liverpool, do Uruguai, onde ele começou a carreira profissional, também o sondou, mas o coração falou mais alto.
Pedrinho escolhe camisa 12 e se diz pronto no São Paulo: 'Maior desafio da vida'
Estadão Conteúdo
Calleri se destacou quando chegou ao São Paulo com a camisa 12. O número agora será defendido pelo atacante Pedrinho, apresentado nesta quarta-feira, que a escolheu para tentar repetir o sucesso do artilheiro e também do ídolo Falcão, que a usou sem brilho em sua curta passagem no Morumbi. Driblador, o jovem garantiu que está pronto para ajudar a equipe em seu "maior desafio da carreira."
Pedrinho foi o primeiro reforço anunciado pelo São Paulo, ainda antes das festas de fim de ano. Rogério Ceni cobrava um atacante de beirada. Destaque no América-MG justamente pela ousadia de partir para cima dos oponentes, o jovem de 23 anos garante que não decepcionará a torcida na nova casa e chegou esbanjando confiança após breve passagem no Lokomotiv, da Rússia.
"Me sinto pronto. Quando cheguei, me falaram que o São Paulo estava carente de jogadores com as minhas características, de um contra um. Gosto muito de driblar e venho para ajudar o São Paulo assim", afirmou o reforço, que já conversou com o técnico Rogério Ceni para atuar aberto na esquerda.
"É a Minha maior oportunidade", disse, após passagens por equipes de menor expressão, como Audax, Oeste, Athletico-PR, Red Bull Bragantino e América-MG. "Espero agarrar essa oportunidade com unhas e dentes, mostrar meu trabalho. Sei da grandeza do clube, sei da responsabilidade que é, com certeza o maior desafio da minha vida."
A reformulação do elenco promovida por Rogério Ceni vai além de reduzir custos. O treinador quer brigar por taças e Pedrinho chegou transmitindo esse espírito vencedor. "Somos o São Paulo e temos que entrar fortes em todas as competições."
Apesar de pouco tempo de casa, o atacante já garante estar bem ambientado pela ótima recepção. "Ambiente muito saudável, fui muito bem recebido aqui dentro do São Paulo. Temos muitos jogadores experientes que estou procurando tentando aprender com eles. Temo o Luciano, tem o Calleri, e o próprio Rogério, nosso treinador", disse. "Creio que teremos muito sucesso."
O São Paulo será o último dos grandes a estrear no Paulistão. Ele fecha a primeira rodada no domingo, dia 15, diante do Ituano, às 18h30, no Morumbi. Pedrinho vem trabalhando forte para já estar em campo entre os 11 titulares de Rogério Ceni.
Corinthians empresta zagueiro Raul Gustavo ao Bahia: 'Que seja um até logo'
Estadão Conteúdo
O zagueiro Raul Gustavo é mais um jovem jogador a deixar o Corinthians neste começo de temporada. O defensor de 23 anos foi emprestado ao Bahia por uma temporada, com a possibilidade de ser adquirido em definitivo. O defensor sai após perder espaço com a chegada de Balbuena, mas sonhando em um retorno.
"Nem sei por onde começar, mas quis o destino que nossos caminhos se separassem a partir de hoje. Por anos eu dei a vida por essa camisa e por anos esse clube foi minha casa. Tudo o que vivi aqui dentro ficará para sempre na minha memória e no meu coração", afirmou Raul Gustavo em post de despedida ao clube.
O defensor foi além. "Só tenho a agradecer e dizer o quão honrado eu me sinto por ter vivido e sentido um pouco do Corinthians e da paixão que move a Fiel. Espero que nossas histórias voltem a se cruzar para que essa despedida não passe de um até logo. Muito obrigado por tudo, Corinthians!"
O jogador já vestiu a camisa do novo clube e até um ensaio fotográfico fez. "O Esporte Clube Bahia informa que o zagueiro Raul Gustavo assinou com o Tricolor de Aço. Vindo do Corinthians, o atleta de 23 anos chega por empréstimo com opção de compra até o fim de 2023", oficializou o Bahia.
"Apesar de jovem, Raul já tem experiência de jogar Série A e torneios internacionais, fazendo bons jogos inclusive na Libertadores. A gente também buscava um zagueiro canhoto e ele vem pra suprir essa necessidade. Um atleta com perspectiva de crescimento e desenvolvimento, mas que já está pronto pra ser uma peça importante no Brasileirão", disse Carlos Santoro, diretor de futebol do Bahia.
Raul Gustavo disputou 47 partidas pelo time profissional do Corinthians e anotou 6 gols. Além dele, o Corinthians havia aberto mão de outros três jovens do elenco: Lucas Piton foi para o Vasco e Robert Renan e Du Queiroz envolvidos na transação da compra de Yuri Alberto.
Com o empréstimo de Raul Gustavo, a negociação de Robert Renan e a rescisão de Robson Bambu - João Victor foi para o Benfica em julho -, o Corinthians terá de buscar defensores para não deixar o elenco desfalcado. Fernando Lázaro tem apenas os experientes Gil, Balbuena e Bruno Méndez, além do até então desprezado Caetano, no grupo. Disputando a Copinha, Murillo e Alemão já "completaram" atividades no profissional e podem ser promovidos. Mas a diretoria avalia uma peça de reposição no mercado.
+ Mercado da Bola: Veja as contratações e vendas mais importantes dos principais clubes do Brasil em 2023!
Com o final da temporada 2022 do futebol brasileiro, é tempo de mercado da bola! Os clubes já iniciaram as movimentações nos bastidores para realizar contratações que reforcem suas equipes para o ano de 2023, que será mais uma vez de calendário intenso com Estaduais, Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores/Sul-Americana para a maioria dos clubes.
Você pode filtrar o vai e vem do Mercado da Bola por time ou por status da negociação. O monitoramento é feito em tempo real e leva em consideração a confirmação do clube para decretar a contratação de forma oficial.
Mercado da Bola: veja como funciona
Quem chegou: os jogadores contratados que já estão certos com os clubes.
Quem saiu: os jogadores que já estão certos com outras equipes.
Quem pode chegar: os jogadores que estão na mira dos clubes e podem ser contratados.
Quem pode sair: os jogadores que devem deixar as equipes.
Quem renovou: os jogadores que estão certos que vão permanecer com um novo contrato.
Quem pode renovar: os jogadores que devem assinar um novo contrato para permanecer.
Quem volta de empréstimo: os jogadores que defenderam outras equipes e voltarão.