A janela de transferências do futebol brasileiro fechou na última segunda-feira (1). No entanto, os clubes brasileiros ainda podem se reforçar com atletas que estão sem contratos, livres no mercado.
A lista é longa e composta, em sua maioria, por jogadores estrangeiros — muitos deles com passagens por grandes clubes e seleções, com carreiras renomadas. Atletas experientes que podem reforçar o fluxo de estrangeiros que vem aumentando a cada temporada no futebol nacional.
+ Confira a tabela completa do Campeonato Brasileiro
De acordo com o regulamento da CBF, jogadores atualmente sem contrato podem ser inscritos no Brasileirão até o dia 9 de setembro, sendo que cada clube pode substituir no máximo oito atletas até o dia 20 deste mês.
Os jogadores livres no mercado que forem contratados neste período poderão também ser inscritos nas competições internacionais, como Libertadores e Sul-Americana, disputas que estão na fase de quartas de final.
Os clubes destes torneios poderão fazer até três alterações nas suas listas de inscritos até o dia 13 de setembro. Para as semifinais, as alterações poderão ser efetuadas até 18 de outubro.
Dez jogadores livres no mercado para o seu clube contratar
Sérgio Ramos
O veterano defensor de 38 anos está livre no mercado desde que deixou o Sevilla, na última temporada. O jogador foi ídolo da seleção espanhola e do Real Madrid, além de também ter defendido o PSG. Ele não joga desde maio.
Memphis Depay
O atacante holandês de 30 anos está livre no mercado após deixar o Atlético de Madrid, da Espanha. Revelado pelo PSV, da Holanda, soma passagens por Manchester United, Lyon e Barcelona e disputou a última Copa do Mundo pela seleção holandesa. É alvo do Corinthians.
Anthony Martial
O atacante francês de 28 anos está sem clube após não ter o contrato renovado pelo Manchester United. Revelado pelo Lyon, soma também passagens por Monaco, Sevilla e seleção francesa.
Rafinha Alcântara
O meia brasileiro de 31 anos está sem clube desde que deixou o Al-Arabi, do Catar. Revelado pelo Barcelona, Rafinha já chegou a defender o PSG e a seleção brasileira, mas teve a carreira marcada por problemas com lesões.
Adrien Rabiot
O meio-campista de 29 anos é um dos mais cobiçados do mercado da bola e está livre após deixar a Juventus. Presença constante na seleção francesa, ele já chegou a ser cogitado no Real Madrid nesta janela.
Outros nomes livres no mercado da bola
- André Gomes, meia português, 31 anos, ex-Everton-ING
- Joel Matip, zagueiro alemão, 33 anos, ex-Liverpool
- Marlon, zagueiro brasileiro, 28 anos, ex-Shakhtar-UCR e Fluminense
- Delle Ali, meia inglês, 28 anos, ex-Everton-ING
- João Pedro, atacante brasileiro, 32 anos, Fenerbahçe-TUR e Grêmio