Paranaense é destronada na Wellness do Mr. Olympia 2024
A carioca Isa Pereira Nunes, 28, destronou a paranaense Francielle Mattos, 38, maior nome do fisiculturismo brasileiro entre as mulheres, e conquistou na madrugada deste sábado (12) o título da categoria Wellness do Mr. Olympia 2024, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Essa foi a primeira derrota de Francielle desde que categoria passou a fazer parte da maior competição de fisiculturismo do mundo, em 2021, quando ela iniciou uma série que a levou ao tricampeonato.
Antes da Wellness, Francielle competia na categoria Overall, pela qual conquistou os títulos do Olympia Amador Brasil 2019, do Arnold Classic Brasil 2019 e do Arnold Classic Ohio 2020.
Isa, por sua vez, tinha como sua maior conquista na carreira o Arnold Classic Ohio, em 2022. O campeonato é considerado o segundo mais importante do circuito profissional de fisiculturismo.
Antes da disputa, as brasileiras trocaram provocações. Isa comentou que treinou muito para melhorar seu corpo e que se sentia pronta para vencer o duelo com Francielle neste ano.
Sentada ao lado de Isa na entrevista coletiva, ouvindo a declaração, a tricampeã começou a balançar a cabeça de forma negativa e retrucou. "Não neste ano. Eu trabalhei muito, melhorei, eu tenho o equilíbrio, meu físico é para a categoria. Você vai precisar esperar mais tempo", afirmou.
Prontamente, Isa rebateu. "Não, Francielle! Você é o passado, eu sou o momento, eu sou o presente, esse momento é meu."
A confiança das duas refletia o favoritismo das brasileiras na disputa, que tradicionalmente é dominada por fisiculturistas do país.
Parte do sucesso do Brasil na categoria se deve ao fato de que o Wellness surgiu no país, em competições realizadas no Rio de Janeiro, a partir de 2005.
Foi só em 2014, com a padronização das disputas baseadas na altura e na idade das competidoras, que a categoria passou a ganhar espaço no cenário internacional. O auge veio em 2021, quando passou a fazer parte do Mr Olympia.
Logo no primeiro ano, o Brasil emplacou quatro atletas no top 5: Francielle Mattos como campeã, Ângela Borges em 2º lugar, Isa Nunes em 3º e Júlia Chitarra em 5º. Em 2022 e 2023, Francielle não deu chances para as rivais e se manteve no topo.
A Wellness é uma categoria que prioriza a feminilidade, a estética e os físicos secos e não tão volumosos das competidoras. O objetivo é apresentar membros inferiores mais desenvolvidos do que os superiores.
O termo "wellness" pode ser traduzido para o português como "bem-estar", o que está associado à ideia de cuidados com o corpo sem exageros. Por isso os árbitros valorizam corpos esteticamente agradáveis.
Na disputa, as mulheres se apresentam vestindo biquíni e salto alto de até 120 mm, sendo avaliadas com critérios que abrangem simetria, proporção, volume muscular, beleza física, qualidade de pele, qualidade capilar, confiança e a simpatia no palco.
Nas demais categorias da noite, as americanas dominaram. Nas disputas femininas, Sarah Villegas, Cydney Gillon, Missy Truscott e Andrea Shaw venceram respectivamente nas categorias Women's Physique, Figure, Fitness e Ms. Olympia (open feminino).
Veja os brasileiros e as brasileiras que concorrem ao Mr. Olympia
Mr. Olympia (Open Bodybuilding)
- Rafael Brandão
- Bruno Santos
212 Olympia
- Vitor Alves Porto de Oliveira
- Marcello Alfonsi
- Francisco Barrios Vlk
- Fabricio Moreira
- Classic Physique Olympia
- Everson Costa Melo
- Ramon Dino
- Gabriel Zancanelli
- Fabio Junio
- Eric Lisboa
- Livinho
- Gabriel Pereira
- Junior Javorski
- Diego Alejandro Galindo Garavito
- Matheus Menegate
- Breno Freire
- Julio Simões
- Men's Physique Olympia
- Carlos de Oliveira
- Kaique Santos
- Edvan Palmeira
- Vinicius Mateus Viera Lima
- Vitor Chaves
- Matheus Nery Oliveira
- Emerson Costa
- Guilherme Gualberto
- Rafael Oliveira
- Emmanuel Costa
- Ms. Olympia
- Alcione Santos Barreto
- Leyvina Rodrigues Barros
- Figure Olympia
- Leticia Ramos
- Bikini Olympia
- Luciana Santos
- Priscila Rodrigues
- Angélica Teixeira
- Isa Pecini
- Women's Physique Olympia
- Zama Benta
- Carol Alves
- Wellness Olympia
- Francielle Mattos
- Isa Pereira Nunes
- Giselle Machado
- Marcela Mattos
- Rayane Fogal
- Valquiria Lopes
- Narla Vilar
- Daniele Mendonça
- Eduarda Bezerra
- Camile Luz
- Wheelchair Olympia
- Josué Fabiano
Quais são as categorias do Mr. Olympia?
- Bikini: categoria disputada por mulheres, em que os juízes buscam traços mais femininos, ombros bem trabalhados e cintura fina. É a categoria que exige menos volume muscular.
- Wellness Olympia: categoria feminina que preza pelo volume muscular nos membros inferiores. Quadríceps e glúteos devem se destacar e as atletas são avaliadas também pela feminilidade.
- Fitness: disputa que mistura fisiculturismo com ginástica. Nela, as atletas devem exibir um bom condicionamento físico, além de apresentarem um número musical com dança e elasticidade.
- Figure: categoria feminina em que as atletas devem ter um bom volume muscular, tanto nos membros superiores quanto inferiores. Ainda deve apresentar cintura fina e feminilidade.
- Classic Physique: criada para homenagear a era de ouro do fisiculturismo, os atletas dessa categoria devem buscam a estética e proporcionalidade, respeitando um limite de peso de acordo com cada altura.
- 212: categoria disputada por homens. Os atletas têm como objetivo atingir o máximo volume muscular sem ultrapassar 212 libras (96,16 kg).
- Mens Physique e Womens Physique: segunda maior categoria em volume corporal, valoriza estética e elegância, além de um bom desenvolvimento muscular.
- Mr. Olympia e Ms. Olympia: principal categoria da competição, também considerada a mais difícil. Os músculos devem ser os maiores possíveis.
- Wheelchair: criada em 2018, essa categoria é exclusiva para cadeirantes. Os atletas devem apresentar bom volume muscular nos membros superiores.