Morre judoca brasileiro medalhista olímpico
O judoca brasileiro Luiz Yoshio Onmura morreu na noite da sexta-feira (1), aos 64 anos, na cidade de Santos, onde morava, no litoral de São Paulo. Medalhista olímpico de bronze nos Jogos de Los Angeles 1984, Onmura foi diagnosticado com um câncer em 2022.
Nascido em 29 de junho de 1960, em São Paulo, Onmura participou de três Jogos Olímpicos: Moscou 1980, Los Angeles 1984 e Seul 1988. Ele conquistou o bronze na edição de 1984, colocando fim ao jejum brasileiro de 12 anos desde a primeira medalha, conquistada por Chiaki Ishii, em Munique 1972.
A CBJ (Confederação Brasileira de Judô) lamentou a morte do ex-atleta. Em nota, o destacou como o primeiro medalhista olímpico nascido no Brasil.
"É um momento de muita tristeza e consternação. Em nome do judô brasileiro, envio minhas sinceras condolências aos familiares, amigos, alunos do Luiz Onmura, que foi um guerreiro em seu último combate, o mais difícil, creio eu, contra o câncer", disse o presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges.
A entidade prestará uma homenagem à memória e ao legado de Luiz Onmura neste final de semana, durante o Troféu Brasil de Judô, que acontece em Belo Horizonte, com a participação dos principais judocas brasileiros.
"Ficaremos para sempre com a lembrança das suas conquistas, que deram muitas alegrias à família do judô e ao povo brasileiro. Seu legado será eterno", concluiu Acácio Borges.