Valencia obtém redução de penas após insultos racistas de torcedores a Vini Jr
O Comitê de Apelação da Federação Espanhola de Futebol (RFEF) decidiu nesta sexta-feira estimar parcialmente o recurso do Valencia e reduziu o fechamento da arquibancada sul "Mario Kempes" no estádio Mestalla de cinco para três jogos, e reduziu a multa de 45 mil para 27 mil euros.
Apelação negou ontem o pedido do Valencia de suspender temporariamente, de forma urgente ou urgentíssima, a sanção imposta pela Comissão de Competições, que na última terça-feira decidiu fechar parcialmente o local devido aos insultos racistas dirigidos por torcedores ao atacante brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, no duelo disputado no domingo passado.
O comitê indicou que não poderia conceder a medida cautelar, "porque é impossível apreciá-la sem a existência de recurso", e acatou o pedido do clube para que lhe fosse repassado o "expediente" para que apresentasse sua reclamação, que foi parcialmente mantida.
O Valencia baseou seu recurso na anulação da resolução de competição, por não seguir o procedimento e causar-lhe indefesa, não tendo podido analisar o vídeo das ocorrências tal como lhes tinha sido enviado apenas algumas horas antes, e credenciou "o cumprimento diligente de suas obrigações e a adoção das medidas de prevenção exigidas”.
O clube afirmou que, caso seus argumentos não fossem acolhidos, os fatos não deveriam ser classificados com a gravidade que foram e a existência de uma circunstância atenuante deveria ser apreciada.
+ Confira a tabela da Libertadores
Em sua resolução de hoje, a Apelação afirmou que o clube não pode ser exonerado de sua responsabilidade nos fatos, que se enquadram na tipificação do Comitê de Competição.
Também que, embora tenha adotado muitas medidas, "demonstrou-se que foram insuficientes, face aos precedentes de incidentes naquele setor das arquibancadas e face ao ambiente notoriamente hostil que envolveu o jogo (também em relação ao jogador a quem os insultos foram dirigidos, desde seu início ou mesmo antes)”.
“Apesar de entendermos que o clube não pode ser exonerado uma vez que está correta a tipificação e não existir uma disposição de medidas suficientemente intensas, entendemos que não foram suficientemente levadas em conta na resolução da instância das ações implementadas por este, no sentido do disposto no Código Disciplinar (arts. 12 e 15), incluindo a mitigação que o Clube recorrente alega”, afirmou.
Por este motivo, o comitê conclui que “é possível dar provimento parcial ao recurso, reduzindo a pena ao fechamento parcial por um período de três jogos e a correspondente redução da multa para 27 mil euros".
O Comitê de Competição sancionou o Valencia com o fechamento parcial da arquibancada sul por cinco jogos, acrescido de uma multa de 45 mil euros pela prática de infrações muito graves tipificadas nos artigos 69.1.c), 69.2.d) e 76.1 do Código Disciplinar da RFEF, após os insultos racistas a Vinícius no domingo passado, que foi interrompido por alguns minutos porque o jogador afrontou os autores das ofensas.