UFC 308: Topuria é o primeiro a nocautear Holloway e mantém cinturão
Ilia Topuria se tornou o primeiro lutador de MMA a nocautear o ex-campeão Max Holloway ao vencer a luta principal do UFC 308 neste sábado (26). O hispano-georgiano manteve o cinturão peso-pena em sua primeira defesa de título.
O campeão prometeu uma luta explosiva e cumpriu; começou sem sua tradicional cautela mesmo diante de um striker perigoso como Holloway, que estava em leve vantagem nos golpes conectados.
Estrategista, Topuria conseguiu levar o adversário ao chão duas vezes já no primeiro round, mostrando também um rápido contra-ataque na trocação, assim como rápidos desvios diante das investidas do havaiano.
O ex-campeão, por outro lado, também fez valer sua mão pesada e mostrou uma rápida movimentação em cima do octógono, em uma luta bastante parelha pelo título.
Os dois primeiros rounds permaneceram equilibrados, com a leve vantagem de Holloway na trocação. Diante do cenário, Ilia iniciou o terceiro assalto bem mais agressivo.
Demorou pouco mais de um minuto para que Topuria dominasse o octógono e se sentisse confortável o suficiente para dar um cruzado de canhota e, ao derrubar o havaiano, conectou uma sequência de golpes no ex-campeão, que foi nocauteado pela primeira vez em sua carreira.
Topuria exalta Holloway e topa revanche com Volkanovski
Após a vitória por nocaute, Ilia Topuria fez questão de cumprimentar Max Holloway ainda em cima do octógono, antes mesmo do anúncio oficial do resultado. No microfone, o campeão ainda ressaltou a importância de seu oponente.
"Vencer uma lenda como Holloway, nem eu posso acreditar. Acertei vários golpes, mas foi esse cruzado que senti. Ele foi para trás, e ele nunca vai para trás. Mantive a pressão e consegui o nocaute", disse ele.
Além de demonstrar respeito pelo havaiano, Topuria ainda recebeu Alexander Volkanovski, nocauteado por ele em fevereiro, em cima do octógono e prometeu uma revanche. O espanhol também afirmou que aceitaria uma luta contra o brasileiro Diego Lopes.
"Eu quero os dois! Não vou lutar agora, mas [Volkanovski e eu] vamos lutar novamente. Você merece essa luta!", garantiu o dono do cinturão peso-pena.