Uefa recebe denúncia de homofobia em torcida da Hungria contra Portugal
A Uefa recebeu um relatório oficial denunciando uma faixa contendo homofobia na partida entre Hungria e Portugal, pela Eurocopa 2021, na última terça-feira (15).
O relatório foi enviado pelo grupo FARE (Futebol contra o Racismo na Europa), que se define como uma rede de colaboradores que visa combater eventos de racismo e outras formas de discriminação em partidas de responsabilidade da Uefa.
Confira a tabela da Eurocopa
As imagens que circulam nas redes sociais mostram faixas na
Arena Puskas, em Budapeste, com os dizeres “Anti-LMBTQ”, sigla húngara para o
movimento LGBTQ, que em português significa Lésbicas, Gays, Bissexuais,
Transgêneros e Queers.
Na última terça, mesma data da partida contra Portugal, o parlamento da Hungria aprovou legislação que proíbe a disseminação de conteúdos com temática de homossexualidade e de mudança de gênero em escolas, programas de televisão e publicidade para menores de 18 anos. A legislação foi aprovada por 157 votos a 1 na assembleia nacional.
Húngaros já haviam sido denunciados por vaiar ato de ajoelhar
Antes, o grupo FARE já havia denunciado torcedores húngaros que vaiaram os jogadores da Irlanda ajoelhados antes da partida contra a Hungria, em amistoso antes da Eurocopa, em atitude para simbolizar o antirracismo.
Na ocasião, o primeiro-ministro da Hungria, Victor Orban, defendeu os torcedores que vaiaram o gesto dos irlandeses. “Se você é um convidado em um país, então entenda a sua cultura e não provoque os locais”, disse Orban.