Torcida poderá retornar ao estádio na decisão do Campeonato Maranhense
O estado do Maranhão vai permitir a volta da torcida aos estádios de futebol pela primeira vez desde o início das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, em março do ano passado. A final do Campeonato Maranhense, entre Sampaio Corrêa e Moto Club, vai receber 15% da capacidade do estádio Castelão, em São Luis, o que representa seis mil torcedores. A decisão será neste domingo. Quem for aos jogos precisará ter sido vacinado contra a covid-19 ou apresentar um teste sorológico ou PCR negativo realizado até 48 horas antes de cada partida.
Este será o primeiro grande evento esportivo com público pagante desde o início da pandemia no País. A exceção foi a final da Copa Libertadores, realizada no Rio de Janeiro, no mês de janeiro, que contou com 10% da capacidade do público no estádio do Maracanã.
A decisão entre Palmeiras e Santos, no entanto, não teve torcedores pagantes, apenas convidados dos patrocinadores, autoridades e profissionais envolvidos na realização da partida. Os clubes também receberam uma carga de bilhetes, a serem distribuídos entre funcionários, dirigentes e familiares de atletas.
A decisão foi tomada após uma reunião com representantes da Secretaria de Saúde do Maranhão, Secretaria de Esportes e dirigentes dos dois clubes e da Federação Maranhense de Futebol (FMF). A presença do público em outros eventos esportivos continua proibida. O protocolo sanitário da final ainda não foi divulgado. Uma das medidas é o distanciamento de pelo menos duas cadeiras entre os torcedores, com exceção dos membros da mesma família.
Os principais índices de combate à pandemia apresentam tendência de queda nos últimos dias no Maranhão. A ocupação de leitos de UTI na rede estadual é de 67%. Por outro lado, menos de 15% da população recebeu a vacina. O Maranhão tem hoje 7.583 mortos desde o início da crise sanitária.