História

Seleção brasileira já jogou mais de dez vezes no Paraná; relembre

Ronaldo, em jogo contra Uruguai, no Pinheirão, em 2003

A seleção brasileira está de volta a Curitiba após 21 anos. Em 6 setembro, sexta-feira, às 21h45, o Couto Pereira, estádio do Coritiba, receberá o confronto entre Brasil x Equador, pelas Eliminatórias da Copa do Muno de 2026. Esta será a 13ª vez que a seleção joga no Paraná.

continua após a publicidade

Entre 1968 e 2003, foram 12 jogos no estado. Não apenas Curitiba recebeu a seleção, seja para amistosos ou jogos oficiais, mas também Londrina e Paranavaí puderam ver a amarelinha de perto.

Um deles, inclusive, foi contra o próprio Coxa, quando Pelé visitou o Couto Pereira, que ainda se chamava Belfort Duarte, em 1968.

O UmDois Esportes relembra todos os jogos da seleção brasileira principal no Paraná! Os dados são da apuração da reportagem e do Grupo Helênicos.

continua após a publicidade

1968: Coritiba 1 x 2 Brasil

No dia 13 de novembro de 1968, o Rei Pelé pisou no Couto Pereira, que ainda era Belfort Duarte, para um amistoso contra o Alviverde. Foi a única vez que a seleção brasileira principal enfrentou um time do estado paranaense.

Aquele jogo também foi marcado pela entrega das faixas de campeão paranaense ao Coritiba. Dentro de campo, a seleção saiu vitoriosa, com gols de Dirceu Lopes e Zé Carlos. Do lado coxa-branca, Passarinho diminuiu. Dois anos depois, a seleção seria tricampeã mundial na Copa do Mundo de 1970.

1978: Seleção Paranaense 0 x 1 Brasil

A segunda vez que a seleção veio ao estado paranaense, foi em 1978, em um amistoso com a Seleção do Paraná, no Couto Pereira. O Brasil venceu por 1 a 0.

continua após a publicidade

Do lado do Paraná, nomes como Altevir, Cláudio Marques, Nivaldo e Aladim, estavam no time. O gol da amarelinha foi de Nunes.

1984: Brasil 1 x 0 Uruguai

Quase 15 anos depois da partida contra o Coxa, a seleção voltou ao Couto Pereira em 21 de junho de 1984. Desta vez, para um confronto de seleções, contra o Uruguai.

A vitória veio com gol de Arthurzinho, em sua única partida pela canarinha.

1986: Brasil 1 x 1 Chile

Com um intervalo bem mais curto, de apenas dois anos, a seleção brasileira voltou para Curitiba em 1986, para disputar um amistoso no antigo Pinheirão. A equipe, comandada por Telê, estava a um mês da estreia na Copa do Mundo e a partida no antigo Pinheirão fechou a preparação.

O jogo acabou em empate e foi naquela partida que Zico, então camisa 10 da seleção, voltou a sentir uma lesão no joelho e não foi titular em nenhum jogo do Mundial no México.

1991: Brasil 1 x 0 Romênia

No primeiro jogo da seleção fora da capital paranaense, o destino foi Londrina. O Estádio do Café foi palco de um amistoso contra a Romênia, em abril de 1991.

Aquele jogo aconteceu no ano seguinte em que o Brasil foi eliminado da Copa do Mundo de 1990 pela Argentina, nas oitavas de final. Foi a primeira vitória do então técnico Falcão no comando da amarelinha.

1991: Brasil 1 x 1 Argentina

Dois meses depois, no dia 27 de junho, o Brasil enfrentou sua grande rival, a seleção da Argentina, no Pinheirão, em um amistoso.

O jogo terminou em 1 a 1 e, do lado brasileiro, o gol foi de Craque Neto. A equipe também tinha Taffarel, Renato Gaúcho e, no banco, Bebeto e Cafu.

1992: Brasil 4 x 2 Costa Rica

Em 1992, a cidade de Paranavaí recebeu a seleção brasileira, na segunda partida da canarinha fora da capital.

O meia Raí, que seria tetracampeão mundial dois anos depois, foi o destaque do jogo – marcou três gols. Renato Gaúcho completou o placar para o Brasil, segundo conta a CBF.

1996: Brasil 2 x 0 Camarões

Em 1996, o Brasil voltou a jogar no Pinheirão e venceu a seleção do Camarões por 2 a 0. O amistoso teve o primeiro gol de Djalminha pela seleção, e ficou marcado pela estreia do atacante Oséas, que jogava no Athletico, com a camisa do Brasil.

O jogo fez parte da preparação para a Copa do Mundo de 1998. A seleção comandada por Zagallo ainda tinha Denílson como um dos integrantes.

1999: Brasil 3 x 0 Letônia

Em preparação para a Copa América de 1999, a seleção jogou pela primeira vez na Arena da Baixada, estádio do Athletico, contra a Letônia e venceu a partida por 3 a 0. A equipe tinha o meia Alex, ídolo do Coritiba, que chegou a marcar no jogo. Ronaldo também foi destaque e marcou.

A equipe ainda tinha Ronaldinho Gaúcho, Vampeta, Roberto Carlos e Cafu em campo.

2001: Brasil 5 x 0 Panamá

Um ano antes do Penta, o Brasil enfrentou o Panamá, novamente na Arena da Baixada. A partida marcou o primeiro jogo de Felipão no comando da amarelinha em território brasileiro.

Antes, o Brasil havia sido eliminado da Copa América diante de Honduras, o que trouxe desconfiança do público em relação ao técnico.

2001: Brasil 2 x 0 Chile

Já nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002, o Brasil enfrentou o Chile no Couto Pereira. Foi a última vez que a equipe jogou no estádio do Coxa.

Com a vitória, a seleção brasileira ficou mais perto de se classificar para a Copa. No ano seguinte, o Brasil seria pentacampeão do mundo, sob o comando de Felipão.

2003: Brasil 3 x 3 Uruguai

A última vez que o Brasil jogou no Paraná foi em 2003, no Pinheirão, quando empatou com o Uruguai, no primeiro jogo no país pelas Eliminatórias da Copa de 2006. Os gols foram de Kaká e de Ronaldo, duas vezes.

Agora, a seleção volta ao estado após 21 anos. A partida está marcada para o dia 6 de setembro, no Couto Pereira.

+ Cury Filho fala em valorização do Paranaense e diz que campeonato não é deficitário

Sair da versão mobile