Boicote dos jogadores e comissão técnica da seleção à Copa América? Entenda
O técnico Tite prometeu que, após a partida contra o Equador, pelas Eliminatórias, nesta sexta-feira (4), em Porto Alegre, tanto ele como os atletas da seleção irão expor suas opiniões sobre a disputa da Copa América no Brasil.
A possibilidade de não disputar a competição é discutida internamente na seleção. Mas existe o risco real de um boicote ao torneio, que acabou vindo para o país após as desistências de Colômbia e Argentina? Veja o que se sabe até o momento.
Insatisfação com Rogério Caboclo
O presidente da CBF, Rogério Caboclo, visitou a seleção na Granja Comary, no último domingo (30). Um dia depois, na segunda-feira (1º), os atletas ficaram sabendo pela imprensa que a Copa América seria disputada no Brasil.
A situação gerou bastante incômodo nos jogadores, que externaram o sentimento ao técnico Tite e ao coordenador, Juninho Paulista. Já neste momento, a possibilidade da competição não ser realizada foi levantada por alguns atletas.
Nova reunião com Caboclo
Os atletas então solicitaram nova
reunião com Caboclo. Segundo os jornalistas Bruno Cassucci e Martínz Fernandez,
do Ge.com, na quarta-feira (2), antes da viagem a Porto Alegre, onde o time
enfrenta o Equador, pelas Eliminatórias, líderes do elenco questionaram o porquê
do Brasil aceitar receber a competição, após as negativas de outros países.
Silêncio na seleção
A polêmica por causa da Copa América atingiu em cheio à seleção. A pedido do técnico Tite, as entrevistas dos jogadores foram todas canceladas. Apenas na quinta-feira (3), o próprio Tite finalmente quebrou o silêncio.
“Temos uma posição, mas não vamos externar isso agora. Depois do jogo com o Equador, as situações vão ficar claras”, afirmou. A insatisfação seria maior entre os atletas que atuam na Europa: 20 dos 25 convocados por Tite defendem clubes do Velho Continente.
CBF reconhece crise
O presidente Rogério Caboclo reconhece a existência de uma crise na seleção. Internamente, na entidade, no entanto, o pensamento é de que o problema será contornado e de que, mesmo com os atletas insatisfeitos, não há risco de boicote à Copa América.
Segundo o jornalista Gustavo Berton, da Espn Brasil, Caboclo terá uma nova reunião para tentar convencer os jogadores e a comissão técnica a disputarem a Copa América.
Jogadores brasileiros tentamconvencer outras seleções
Segundo o jornalista brasileiro Fernando Kallás, do tradicional jornal espanhol, Ás, os atletas da seleção já decidiram: não jogarão a Copa América. Os líderes do elenco estariam, inclusive, em contato com líderes de outras seleções com o objetivo de criar um movimento uniformizado contrário à realização da disputa.
Tite pode deixar a seleção?
A situação poderia detonar até mesmo a saída de Tite da seleção, segundo o jornalista Mário Marra, da Espn Brasil. “A situação que ouvi é muito clara, o descontentamento é grave. A situação não é já irreversível, mas no momento é de mais para descontinuidade do trabalho do que de sequência”, disse Marra, sobre a situação de Tite.