Entenda

São Paulo comemora Copa do Brasil, mas liga alerta para não repetir Palmeiras

Por
Marcos Antomil
25/09/2023 17:14 - Atualizado: 05/10/2023 12:25
São Paulo.
São Paulo. | Foto: Rubens Chiri/São Paulo

O dia seguinte à conquista inédita do São Paulo na Copa do Brasil ainda é de muita comemoração. O troféu erguido após o empate por 1 a 1 com o Flamengo, no Morumbi, garante o time tricolor nas edições de 2024 da Supercopa do Brasil e da Copa Libertadores. Apesar da festa, a atual temporada ainda reserva partidas importantes para os comandados de Dorival Júnior no Campeonato Brasileiro.

O São Paulo vive péssimo momento no torneio nacional e emendou oito jogos consecutivos sem vencer. O sinal de alerta está acionado.

+ Receba as notícias do UmDois Esportes no WhatsApp

O último triunfo tricolor aconteceu em 16 de julho, diante do Santos. Desde então, o time do Morumbi somou três empates (Bahia, Flamengo e Botafogo) e cinco derrotas (Cuiabá, Atlético-MG, América-MG, Internacional e Fortaleza). Em condições parecidas, o rival Palmeiras foi rebaixado para a Série B em 2012 após ganhar a Copa do Brasil e abrir mão das partidas do Brasileirão. O São Paulo quer pegar outro caminho.

+ Flamengo vice da Copa do Brasil: Veja os melhores memes

A sequência negativa fez o São Paulo despencar na tabela de classificação e se aproximar perigosamente da zona de rebaixamento. Na 14ª posição, o conjunto tricolor tem 28 pontos, quatro acima do Santos, 17º, que abre as quatro colocações da degola. O São Paulo tem um jogo a menos do que os concorrentes. A partida contra o frágil Coritiba, que ocupa a lanterna, acontece na quarta-feira, às 19h, e é tratado como uma grande oportunidade de estancar a sangria e dar nova alegria ao torcedor no Morumbi. Por causa disso, Dorival já avisou que a festa da Copa do Brasil tem hora para acabar.

Caso ganhe do Coritiba, o São Paulo ultrapassará o rival Corinthians e assumirá um lugar na parte de cima da tabela. No entanto, a margem entre os times do meio e fundo da classificação é bastante curta e promete intensificar a disputa contra o rebaixamento nessa reta final de Campeonato Brasileiro. Até o encerramento da temporada 2023, o São Paulo possui mais 15 compromissos no torneio.

+ Confira a tabela completa da Copa do Brasil

"Não vamos esquecer o Brasileirão, porque nossa situação é perigosa. É difícil mudar a chave para cada competição. Quem chega às decisões é penalizado. Temos de ter calma e precisamos terminar a temporada no melhor nível para, nesse intervalo, conseguirmos pensar em algo para 2024. Se o São Paulo quiser se manter numa prateleira de cima, precisamos de jogadores do nível do Lucas Moura", afirmou Dorival Júnior após a conquista da Copa do Brasil.

Como relembrou também o presidente Julio Casares, após o confronto com o Coritiba, o São Paulo terá um novo encontro com o Corinthians. Ainda restam três clássicos para o time tricolor no ano. Coincidentemente, a temporada termina em um duelo com o Flamengo, no Morumbi.

Outra preocupação do São Paulo atende pelo nome de Jonathan Calleri. O argentino afirmou neste domingo que está há sete meses lesionado e jogou no sacrifício por todo esse período para ajudar seu time a erguer uma taça. Segundo o centroavante, agora sua dedicação será em obter uma recuperação plena, contando nos próximos dias com um procedimento cirúrgico no tornozelo.

As estatísticas também pesam contra o São Paulo no Brasileirão. No returno, o time somou apenas um ponto, é a segunda pior equipe das últimas dez rodadas, só à frente do lanterna Coritiba. Como mandante, o desempenho é razoável, o oitavo melhor. Porém, fora de casa, o São Paulo é inofensivo, fez apenas cinco pontos e é o segundo pior nesse quesito.

Palmeiras de 2012 traçou roteiro que o São Paulo quer fugir

Em 2012, o rival Palmeiras conquistou a mesma Copa do Brasil e acabou rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. A situação guarda algumas diferenças, mas serve de alerta para o São Paulo, que precisará acalmar a euforia e colocar o mesmo empenho da final em campo para terminar o Brasileirão de forma digna.

À época, a Copa do Brasil ainda terminava no primeiro semestre, coincidindo com as rodadas inaugurais do Brasileirão. O título do Palmeiras veio em 11 de julho. Naquele instante, oito jogos haviam sido disputados no torneio, e o clube alviverde tinha cinco pontos e ocupava o 18º lugar. Havia muito campeonato pela frente, e a situação, que parecia confortável, culminou em uma queda para a divisão inferior do time de Luiz Felipe Scolari e, posteriormente, comandado por Gilson Kleina.

Confira os próximos jogos do São Paulo até o fim da temporada:

27/09 - São Paulo x Coritiba

30/09 - São Paulo x Corinthians

07/10 - Vasco x São Paulo

18/10 - Goiás x São Paulo

22/10 - São Paulo x Grêmio

25/10 - Palmeiras x São Paulo

28/10 - Athletico-PR x São Paulo*

01/11 - São Paulo x Cruzeiro*

04/11 - Fluminense x São Paulo*

08/11 - São Paulo x Red Bull Bragantino*

11/11 - Santos x São Paulo*

22/11 - São Paulo x Cuiabá*

25/11 - Bahia x São Paulo*

29/11 - Atlético-MG x São Paulo*

03/12 - São Paulo x Flamengo*

*Partidas com datas provisórias

+ Inscreva-se no canal do UmDois Esportes no Youtube

Veja também:
Decisivo, Zapelli encerra jejum de 205 dias no Athletico
Decisivo, Zapelli encerra jejum de 205 dias no Athletico
Paraná Clube aposta em outros esportes para manter 'paranismo' vivo
Paraná Clube aposta em outros esportes para manter 'paranismo' vivo
Time a ser batido? Barbieri responde sobre peso do Athletico na Série B
Time a ser batido? Barbieri responde sobre peso do Athletico na Série B
Nome da vitória do Coritiba, Josué vive drama pessoal e se emociona com gol
Nome da vitória do Coritiba, Josué vive drama pessoal e se emociona com gol
+ Notícias sobre Futebol
Série A: onde assistir aos jogos da 2ª rodada do Brasileirão
Futebol brasileiro

Série A: onde assistir aos jogos da 2ª rodada do Brasileirão

Criticados no Brasileirão, gramados sintéticos viram solução na Suburbana; veja a tabela
Futebol amador

Criticados no Brasileirão, gramados sintéticos viram solução na Suburbana; veja a tabela

Herói na Libertadores, ex-Athletico é destaque em novo clube
Personagem

Herói na Libertadores, ex-Athletico é destaque em novo clube