Paranaense

“Samurai Black”: conheça mais do Aruko, clube estreante do Paranaense 2023

Por
Luana Kaseker
10/01/2023 12:36 - Atualizado: 04/10/2023 23:04
Aruko campeão da Terceira Divisão em 2021
Aruko campeão da Terceira Divisão em 2021 | Foto: Divulgação/Aruko

"Caminhar lado a lado". Esse é o lema e o significado do nome do Aruko Sports Brasil, de Maringá, clube que vai estrear na elite do Campeonato Paranaense em 2023. O debute será logo diante do atual campeão Coritiba, domingo (15), às 16h, no Couto Pereira.

Caminhando com muito trabalho, dedicação e união, o Aruko teve uma ascensão meteórica, saindo da terceira divisão para a primeira divisão estadual em menos de oito meses. O clube foi fundado em 18 de dezembro de 2020 pelo ex-jogador Alex Santos, natural da cidade canção, mas fez carreira no Japão.

+ Confira a tabela do Campeonato Paranaense

O sonho da criação do time idealizado por Alex Santos só foi possível graças ao apoio do Grupo Aruko Japan e a chegada da dupla João e Paulo César Regini, pai e filho, que têm muitos anos de atividade no futebol maringaense.

"Hoje, a sociedade sou eu e o Alex, 50% para cada. Então, o investimento é nosso, particular e de patrocinadores. O nosso principal objetivo com a criação do clube é mesmo a revelação de atletas", explica Paulo César Regini, que também é diretor de futebol, ao UmDois Esportes.

O Aruko nasceu clube-empresa, a SAF, mas ainda não está aberto para investidores. Apenas patrocinadores e parceiros podem ajudar financeiramente. A expectativa dos diretores é que a disputa da Série A dê mais visibilidade ao Samurai Black, apelido carinhoso da instituição.

Desportivamente, o time de Maringá tenta em primeiro momento se manter na primeira divisão para depois pensar em vagas na Série D do Brasileiro e na Copa do Brasil. Os jogos como mandante serão no Estádio Willie Davids.

"O Aruko surgiu através do Instituto Alex Santos, foi o jogador que idealizou o projeto do clube. Nosso objetivo, por ser um time estreante, é primeiro se manter na primeira divisão. Mas, claro, nós queremos mais e vamos buscar vagas na Série D e na Copa do Brasil", declarou Regini.

Aruko será estreante no Paranaense 2023
Aruko será estreante no Paranaense 2023

Campanhas até o acesso

Foram apenas 288 dias desde a fundação do Aruko até a primeira partida oficial, contra o Laranja Mecânica, em 2 de outubro de 2021, pela terceira divisão. Logo na estreia, uma vitória por 2 a 0 que deu esperança ao debutante.

Treinado por Claudemir Sturion, o Samurai sagrou-se campeão da Terceirona. Em 14 partidas, foram 11 vitórias, dois empates e apenas uma derrota, com 42 gols marcados e apenas sete tomados. As finais foram contra o Foz do Iguaçu: vitória por 3 a 0 em casa e derrota por 3 a 1 fora.

Em 2022, já na segunda divisão, o time começou com duas derrotas, mas melhorou na competição e ficou invicto - com seis vitórias e um empate - até alcançar a classificação às semifinais. No mata-mata decisivo, o Aruko superou o PSTC com duas vitórias para subir para a elite estadual.

O clube, no entanto, terminou com o vice-campeonato da Segundona. O rival Foz do Iguaçu, que também disputará o Paranaense 2023, desta vez, ficou com a taça. Mas o Samurai teve o melhor desempenho geral, com 26 pontos, sendo oito vitórias, dois empates e três derrotas. O atacante Ermínio, que renovou contrato para este ano, foi o artilheiro da competição com cinco gols.

Aruko teve ascensão meteórica da terceira para a primeira divisão
Aruko teve ascensão meteórica da terceira para a primeira divisão

Elenco atual

O Aruko se reforçou bem para a disputa do Paranaense, mas ainda assim terá um elenco com média bem jovem. O time é comandado pelo técnico Rafael Andrade, que foi o treinador no acesso à elite.

Ao todo, já são 25 nomes confirmados: os goleiros Gabriel Pezão e Jefferson; os zagueiros Vinícius Matos, Samuel, Zé Pedro e Vitão; os laterais Almir, Diego Petrin, Abraão e Sony; os volantes Wembley, Luigi e Guilherme Nunes; os meias Alex Nemetz, Castanha, Rafinha e Henrique Santos; e os atacantes Tales, Danilo Jordan, Bebel, Pedrinho, Vitor Nascimento, Fuzinato, Pilar e Ermínio.

Dois nomes chamam a atenção dos torcedores: o goleiro Jefferson e o meia Castanha. O arqueiro virou celebridade na torcida do Athletico depois de boas atuações pelo Tocantinópolis-TO, nas partidas da Copa do Brasil 2022. No duelo na Arena da Baixada, pela terceira fase, Jefferson foi ovacionado pelos torcedores atleticanos e ganhou presente, como boné e camisa.

O meia Castanha, por sua vez, se destacou nas categorias de base do Paraná. Em 2021 e 2022, atuou no elenco profissional paranista. Antes de ser contratado pelo Aruko, ainda jogou pelo Três Passos, do Rio Grande do Sul.

Já o destaque deste grupo é o meia Danilo Jordan, 23 anos, que é da base do Londrina e estava no elenco campeão Paranaense de 2021.

"Montamos um elenco bem novo, com idade média baixa. Somos um clube empresa e precisamos gerar negócio para manter as portas abertas. Hoje, nosso destaque é o Danilo Jordan, que é de Maringá mesmo. É um atleta gabaritado, que já foi até campeão pelo Londrina. Mas temos um elenco bem homogêneo, mas ainda não 100% fechado", afirmou o diretor de futebol.

Conheça mais sobre Alex Santos, fundador do Aruko

Alessandro dos Santos, ou Alex Santos. é nascido em Maringá, mas foi para o Japão em 1994 para estudar e jogar. Destaque por times onde passou, como o Shimizu S-Pulse e o Urawa Red, acabou se naturalizando japonês e chegou inclusive a disputar as Copas do Mundo de 2002 e 2006 – quando foi treinado por Zico – com a camisa da seleção local.

De volta ao Brasil, jogou pelo Maringá FC, Grêmio Maringá e PSTC. Até que em 2016 criou o Instituto Alex Santos, projeto de formação de jogadores, e em 2018 fundou o Aruko Sports Brasil.

Alex Santos, fundador do Aruko
Alex Santos, fundador do Aruko

Próximos passos

O Aruko agora se prepara para abrir sua SAF para investimentos e também já está em andamento a construção de um centro de treinamento, com auxílio da Prefeitura de Maringá.

"Já temos um local e um projeto para fazer um CT, um campo para treinamento, aparelhos para montagem da academia, toda estrutura de refeitório e vestiário. Vamos tentar mandar os jogos da base em nosso CT neste ano. Foi um passo bem grande que a Prefeitura de Maringá nos ajudou", finalizou Paulo César Regini.

Além do time profissional, a instituição tem equipes de base sub-15, sub-17, de fut7 - em parceria com Clube Atlético Operário - e de futebol feminino - em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Veja também:
Chamado de "burro", Barbieri defende volante e faz apelo à torcida do Athletico
Chamado de "burro", Barbieri defende volante e faz apelo à torcida do Athletico
Lateral brilha, salva pele de Barbieri e dá vitória ao Athletico na Série B
Lateral brilha, salva pele de Barbieri e dá vitória ao Athletico na Série B
Coritiba encaminha empréstimo de atacante para adversário da Série B
Coritiba encaminha empréstimo de atacante para adversário da Série B
Coritiba: com mão enfaixada, Morisco volta aos treinos e quer acelerar recuperação
Coritiba: com mão enfaixada, Morisco volta aos treinos e quer acelerar recuperação

Formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Gestão, Comunicação e Marketing no Esporte pela Uninter. Desde 2017, atua na área de esportes como repórter da Gazeta do Povo e agora do UmDois Esportes, participando das cobertu...

twitter
+ Notícias sobre Futebol
Exclusivo: Paraná Clube tem proposta inédita para vender sua SAF
Sociedade Anônima do Futebol

Exclusivo: Paraná Clube tem proposta inédita para vender sua SAF

Destaque do Campeonato Paranaense acerta com clube da Libertadores
Mercado da Bola

Destaque do Campeonato Paranaense acerta com clube da Libertadores

Ex-Athletico, ídolo detona Neymar: "Showman, pensa muito em si"
Polêmica

Ex-Athletico, ídolo detona Neymar: "Showman, pensa muito em si"

“Samurai Black”: conheça mais do Aruko, clube est...