Roma anuncia demissão do técnico José Mourinho
A Roma informou nesta quarta-feira que o português José Mourinho deixará de ser técnico do clube de forma imediata.
"A Roma anuncia que José Mourinho e sua comissão técnica deixarão o clube com efeito imediato", noticiou o clube em comunicado oficial.
Mourinho foi contratado em maio de 2021 e deixa o clube após três jogos seguidos sem vitória no Campeonato Italiano e uma dolorosa eliminação na Copa da Itália para a Lazio.
Os proprietários do clube, a família americana Friedkin, agradeceram Mourinho por seu trabalho nos últimos três anos, mas disseram acreditar que a mudança era necessária.
"Agradecemos a José, em nome de todos nós, pela paixão e pelo comprometimento que ele demonstrou desde sua chegada aos 'giallorossi'. Sempre teremos ótimas lembranças de sua gestão, mas acreditamos que, para o bem do clube, uma mudança imediata é necessária. Desejamos a José e sua equipe tudo de bom para o futuro", afirmaram Dan e Ryan Friedkin no comunicado oficial.
A decisão, inesperada em Roma, ocorre apenas um mês depois que Mourinho expressou sua vontade de continuar na próxima temporada na equipe romana, com a qual tinha contrato até junho de 2024.
"Eu quero ficar na Roma. E se eu continuar na Roma, temos que pensar, com nossas limitações de fair-play financeiro, que é melhor fazer com que os jovens jogadores joguem para desenvolvê-los do que trazer jogadores sem nada para desenvolver. Os torcedores são únicos e, para mim, uma separação seria difícil. Se isso tiver de acontecer, não será por minha causa", disse o treinador à "DAZN" após a derrota por 2 a 0 para o Bologna em 17 de dezembro.
A derrota de 3 a 1 para o Milan no San Siro, no último domingo, foi demais em uma semana em que a Lazio, principal rival, também eliminou o time da Copa da Itália.
A Roma, longe de seu melhor momento - embora prejudicada por lesões - está em nono lugar no Campeonato Italiano, a cinco pontos das vagas para competições europeias e da luta pela classificação para a Liga dos Campeões, o principal objetivo desse projeto.
Mourinho se despede da que foi a sua casa nas últimas duas temporadas e meia com uma final da Liga Europa, perdida para o Sevilla, e a conquista da Conference League de 2022, na Albânia, que trouxe alegria a uma torcida que não levantava um título desde 2008 e que chegou a uma final após 31 anos.