Real Madrid doa um milhão de euros para refugiados da guerra na Ucrânia
O Real Madrid anunciou nesta quarta-feira (16) a doação de um milhão de euros (cerca de R$ 5,6 milhões) para ajudar refugiados ucranianos. A ação faz parte da campanha "Todos com a Ucrânia", lançada no dia 5 de março pela Fundação Real Madrid.
Com a intenção de aliviar a dor daqueles que estão deslocados e sofrem com os conflitos na Ucrânia, que foram iniciados pela invasão das tropas russas, o clube viabilizou um plano para auxiliar e trabalhar em conjunto com as principais ONGs internacionais.
Dentre estas estão a Cruz Vermelha e o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), além de outras entidades parceiras da fundação em zonas de conflito. Essas instituições trabalham em conjunto para acolher e cuidar dos refugiados, tanto na Espanha quanto em outros países que fazem fronteira com a Ucrânia, como a Polônia, Romênia e Hungria.
"A campanha 'Todos com a Ucrânia' da Fundação Real Madrid continuará ativa enquanto for necessário e para facilitar um canal de doação direta que ajude a aliviar as necessidades da população deslocada tanto na Ucrânia como nos países fronteiriços ou no acolhimento de refugiados na Espanha", afirmou o clube em nota oficial.
O Real Madrid também fará a doação de 13 mil itens, de material esportivo e de vestuário, destinados para acolher os deslocados que chegam da Ucrânia. Além do clube espanhol, outros também se colocaram à disposição para amenizar a situação vivida na Europa. Dentre estes, estão o Paris Saint-Germain, Lyon e Juventus, que auxiliaram com doações e resgate de feridos, vítimas dos bombardeios.