Real Madrid apresenta denúncia ao MP da Espanha por crimes de ódio contra Vinicius Junior
O Real Madrid anunciou nesta segunda-feira (22) que recorrerá à Procuradoria-Geral da Espanha como acusação particular após apresentar uma denúncia ao Ministério Público por crimes de ódio e discriminação, para que sejam investigados os ataques racistas ocorridos ontem contra o atacante brasileiro Vinicius Junior no estádio Mestalla.
Em comunicado, o clube espanhol expressou "sua mais forte rejeição" após os insultos racistas recebidos pelo seu jogador e "condena os acontecimentos ocorridos", que, segundo acrescentou, "constituem um ataque direto ao modelo de convivência do nosso Estado social e democrático de direito".
Por este motivo, o clube decidiu, após reunião realizada na manhã desta segunda-feira, apresentar "a correspondente denúncia à Procuradoria-Geral da República, concretamente à Procuradoria-Geral da República contra os crimes de ódio e discriminação, para que sejam apurados os fatos e apuradas as responsabilidades".
Em sua declaração, o Real Madrid lembra que "o artigo 124 da Constituição espanhola estabelece como funções do Ministério Público promover a ação da justiça em defesa da legalidade e dos direitos dos cidadãos e do interesse público".
"Dada a gravidade dos fatos ocorridos, o Real Madrid recorreu à Procuradoria-Geral do Estado, sem prejuízo de sua atuação como acusação particular no processo que está sendo instaurado”, concluiu o clube.