Internacional

Projeto fracassado da Superliga Europeia faz marcas dos clubes caírem R$ 3,8 bi

Por
Estadão Conteúdo
18/05/2021 19:09 - Atualizado: 29/09/2023 18:44
Real Madrid continua como a marca de clube de futebol mais valiosa do mundo pelo 3º ano seguido
Real Madrid continua como a marca de clube de futebol mais valiosa do mundo pelo 3º ano seguido | Foto: Divulgação/Real Madrid

O projeto fracassado da Superliga Europeia prejudicou a força dos 12 clubes fundadores e derrubou em mais de 600 milhões de euros (R$ 3,8 bilhões) o valor total das marcas desses times, de acordo com o último relatório Brand Finance Football 50, que anualmente classifica as mais valiosas e mais fortes marcas de clubes de futebol do mundo. Esse montante significa uma redução equivalente a 6% do poder das marcas para impulsionar o sucesso dos negócios dos clubes.

O impacto na percepção do público foi bastante significativo. O Liverpool, por exemplo, perdeu o patrocínio da Tribus Watches e o mesmo ocorreu com o Manchester United em acordo de 200 milhões de libras (R$ 1,4 bilhão) com o The Hut Group.

"A origem e o fim da Superliga Europeia é uma história de 'branding'. Os 12 clubes consideravam as suas marcas fortes e atrativas demais para serem sancionadas por outras associações e acima da pirâmide do futebol que valida o seu sucesso. No entanto, a comunicação, promoção e posicionamento do projeto foram mal executados, alimentando uma reação de todas as partes interessadas, levando à dissolução do grupo e resultando em danos dolorosos à marca", avaliou Hugo Hensley, chefe de Serviços Esportivos da Brand Finance.

Não afetado pelo fiasco da Superliga, o Bayern de Munique viu a sua marca se valorizar com os títulos do Campeonato Alemão, Copa da Alemanha, Liga dos Campeões da Europa, Supercopa Europeia, Mundial de Clubes da Fifa e Supercopa da Alemanha. O valor da marca do clube passou para 1,06 bilhão de euros (R$ 6,7 bilhões), o que o coloca na quinta posição geral no ranking.

"O modelo de participação acionária do torcedor alemão de 50 + 1% significa que o torcedor é respeitado como o acionista final. Isso manteve o Bayern de Munique fora do fiasco da Superliga Europeia, enquanto o desempenho em campo aumentou ainda mais a força da marca. Este é um sinal positivo para o desempenho futuro do patrocínio e o Bayern já é o clube de futebol com a maior receita comercial do mundo", disse Hensley.

O Real Madrid continua como a marca de clube de futebol mais valiosa do mundo pelo terceiro ano consecutivo, apesar de registrar uma queda de 10% no valor da marca para 1,27 bilhão de euros (R$ 8,1 bilhões). O clube ainda mantém uma ligeira vantagem à frente do arquirrival Barcelona, em segundo lugar, com um valor de marca de 1,26 bilhão de euros (R$ 8,06 bilhão), também caindo 10% este ano.

Logo atrás de Real Madrid e Barcelona, o Manchester United manteve o terceiro lugar, apesar de sofrer uma queda de 14% no valor da marca para 1,13 bilhão de euros (R$ 7,2 bilhões). Vizinhos e rivais, o Manchester City está agora apenas 1% atrás do United em valor de marca.

O impacto da pandemia da Covid-19 nas marcas dos 50 principais clubes do mundo representou uma redução de 11,2% nos valores globais. Para calcular o valor da marca de um clube, o relatório Brand Finance Football 50 projeta receitas analisando o histórico, as previsões dos analistas de ações e as taxas de crescimento econômico.

Relatório Brand Finance Football 50 anualmente classifica as mais valiosas e fortes marcas de clubes de futebol do mundo (Foto: Twitter / BrandFinance)
Relatório Brand Finance Football 50 anualmente classifica as mais valiosas e fortes marcas de clubes de futebol do mundo (Foto: Twitter / BrandFinance)
Veja também:
Embalado por SAF, clube paranaense contrata atacante japonês
Embalado por SAF, clube paranaense contrata atacante japonês
Conheça os brasileiros que vão lutar no UFC China
Conheça os brasileiros que vão lutar no UFC China
Paraná Clube apresenta pacotão de reforços para 2025
Paraná Clube apresenta pacotão de reforços para 2025
Ankalaev promete derrotar Poatan no UFC 313 e já pensa até em revanche
Ankalaev promete derrotar Poatan no UFC 313 e já pensa até em revanche

Nascido da integração completa das equipes dos jornais Gazeta do Povo e da Tribuna do Paraná, em novembro de 2020, o UmDois Esportes tem o jornalismo esportivo em seu DNA. Nossa missão é entregar ao leitor informação com qualidade...

twitter
+ Notícias sobre Futebol
Embalado por SAF, clube paranaense contrata atacante japonês
Campeonato Paranaense

Embalado por SAF, clube paranaense contrata atacante japonês

Craque da Premier League que venceu Vini admite: "Quando o Real Madrid te chama..."
Futebol Internacional

Craque da Premier League que venceu Vini admite: "Quando o Real Madrid te chama..."

"Não nos demos bem, Xavi não gostava de mim e por isso saí"
Futebol europeu

"Não nos demos bem, Xavi não gostava de mim e por isso saí"

Projeto fracassado da Superliga Europeia faz marc...