Neymar supera Pelé na artilharia histórica da seleção brasileira
O primeiro jogo da seleção brasileira nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, nesta sexta-feira (8), contra a Bolívia, foi histórico antes mesmo de acabar. Aos 16 minutos do segundo tempo, Neymar ultrapassou a marca de Pelé e marcou seu 78º gol com camisa amarelinha.
Em uma ótima jogada, Raphinha lançou para Rodrygo, que tocou para Neymar balançar a rede. Com a marca, o camisa 10 se torna o maior goleador da história da seleção em 125 jogos disputados.
Na comemoração, homenagem a Pelé, no Mangueirão lotado: Neymar deu um soco no ar, celebração clássica do Rei do Futebol.
Nos acréscimos, veio o segundo gol dele no jogo. Com um cruzamento de Raphinha, Neymar chutou para o gol. O goleiro, que fez boas defesas durante o jogo, não conseguiu impedir.
A bola passou no meio das mãos de Viscarra e balançou a rede no quinto gol do jogo e o 79º do mais novo maior artilheiro da história da seleção.
Oficialmente, Pelé tem 77 gols em 91 partidas com a camisa da Seleção, de acordo com números da Fifa. Se forem levados em conta dados da Confederação Brasileira de Futebol (CBF),o Rei tem 95 gols em 113 jogos.
Pênalti perdido
O 78º gol poderia ter saído um pouco antes. Aos 14 minutos, a bola bate no braço do camisa 5 da Bolívia dentro da área e o juíz, Juan Benítez, marcou pênalti.
Neymar ajeitou a bola para bater e superar Pelé, mas bateu fraco demais e Viscarra defendeu com facilidade. Foi o quarto pênalti perdido pelo camisa 10 pela seleção.
Golaço de Neymar parou em Viscarra
Aos 40 minutos do primeiro tempo, Neymar teve a chance de marcar um gol memorável no Mangueirão, mas foi parado por Viscarra.
Ele driblou com categoria os jogadores bolivianos, limpou, chegou na cara do gol, mas o goleiro conseguiu segurar a bola.