Retrospectiva 2020: Personagens do esporte que nos deixaram

2020 foi marcado pela perda de grandes personagens do mundo esportivo. O ano em que a pandemia do coronavírus deixou marcas tristes em todo o planeta, ficará na memória também por causa da dor pela morte de nomes importantes.
Relembre:
Diego Maradona, ex-jogador
Em novembro, Diego Maradona morreu aos 60 anos. O craque argentino teve uma parada cardiorrespiratória em casa, em Tigre, na região de Buenos Aires, onde estava desde que passou por um procedimento cirúrgico na cabeça. Era um dos maiores ídolos da Argentina.
Kobe Bryant, ex-jogador
O ex-jogador de basquete, Kobe Bryant, 41 anos, morreu em janeiro em um acidente de helicóptero, na região de Los Angeles, nos Estados Unidos. Kobe foi um dos maiores astros da NBA e do basquete mundial.

Vadão, técnico
O técnico Oswaldo Alvarez, o Vadão, morreu em maio, vítima de um câncer no fígado. Aos 63 anos, o treinador, nascido em Monte Azul, interior de São Paulo, vinha tratando da doença desde o começo do ano, mas o quadro se agravou e o paulista não resistiu. O último trabalho dele havia sido na seleção brasileira feminina, durante a Copa do Mundo do ano passado. Vadão ficou marcado no futebol paranaense pela bem-sucedida passagem pelo Athletico.

Valdir Espinosa, ex-técnico
O ex-técnico Valdir Espinosa morreu em fevereiro aos 72 anos, no Rio de Janeiro. Com passagens por Londrina, Coritiba, Paraná e Athletico, o ex-treinador teve problemas respiratórios após ser submetido a uma cirurgia no estômago. Espinosa vinha atuando como gerente de futebol do Botafogo, porém, se licenciou do cargo para fazer a operação.

Fernando Vanucci, jornalista
Em novembro, Fernando Vanucci, jornalista, radialista e apresentador, morreu aos 69 anos. A causa da morte não foi divulgada. Ele havia sofrido um infarto em abril do ano passado e que o deixou debilitado. Vannucci trabalhou na TV Globo, Bandeirantes, TV Record e RedeTV!. Na Globo, apresentou programas de destaque como Globo Esporte, Esporte Espetacular, Jornal Nacional, Jornal Hoje e Fantástico. O jornalista esteve na cobertura de seis Copas do Mundo e cinco Olimpíadas, e ficou conhecido por seu bordão "Alô, você".

Rodrigo Rodrigues, jornalista
O jornalista Rodrigo Rodrigues morreu em julho, vítima da Covid-19. Rodrigo estava no SporTV desde o ano passado e já havia acumulado passagens por outros grandes veículos de imprensa, como SBT, TV Cultura, Band e TV Gazeta. Também trabalhou na ESPN e no Esporte Interativo.

Paolo Rossi, ex-jogador
Eternamente associado à história da seleção brasileira por ter feito os três gols que eliminaram o Brasil da Copa de 82, o ex-atacante italiano Paolo Rossi morreu no início de dezembro, aos 64 anos. Segundo o jornal "Gazzetta dello Sport", o ídolo da Azzurra foi vítima de um câncer de pulmão.

Marcelo Veiga, técnico
O técnico Marcelo Veiga morreu no último dia 14, aos 56 anos, por complicações decorrentes da Covid-19. Ex-jogador, Veiga estava internado desde o final de novembro na Santa Casa de Bragança Paulista.

Orlando Duarte, jornalista
No dia 15 de dezembro, morreu de complicações da Covid-19, o jornalista e comentarista esportivo Orlando Duarte, aos 88 anos. Natural de Rancharia, no interior de São Paulo, Duarte era um dos mais experientes do ramo. Escreveu dezenas de livros sobre esporte, entre eles a biografia oficial de Pelé, e cobriu 14 Copas do Mundo e dez Olimpíadas.

Gerson Dall'Stella, ex-goleiro
No dia 11 de janeiro, faleceu o ex-goleiro do Coritiba, Gerson Dall'Stella, aos 58 anos de idade, vítima de um infarto fulminante. O ex-atleta atuou no Alto da Glória dos anos de 1983 até 1990. Defendeu o manto alviverde por 81 partidas e esteve presente na conquista do campeonato brasileiro de 1985, além dos títulos paranaenses de 1986 e 1989. Como atleta, Gerson também teve passagens por Figueirense, Goiás e Vitória.
