Ministério Público vai recomendar CBF para suspender futebol no Brasil
O Ministério Público está preparando uma carta de recomendação à CBF para o futebol seja suspenso no Brasil para conter o avanço da pandemia de Covid-19.
Em entrevista ao ge.com, o presidente da Comissão Nacional de Combate e Prevenção à Violência nos Estádios, do MP, o procurador Valberto Lira, da Paraíba, explicou como vai funcionar a recomendação.
"A Comissão Nacional decidiu emitir uma nota técnica recomendando à CBF a suspensão de toda e qualquer competição por ela organizada, em face da situação que hoje o Brasil atravessa, com o crescente número de pessoas falecidas e contaminadas", explica o procurador.
A CBF planeja iniciar a Copa do Brasil na próxima quarta-feira (10), com a participação de 80 clubes de todas as regiões do país.
Enquanto isso, os campeonato estaduais, que são administrados pela Federação já iniciaram. Em alguns estados, como no Paraná, o torneio está suspenso após recomendação do Ministério Público do Paraná, baseado no último decreto restritivo implementado pelo governador Ratinho Junior.
Outros torneios, como o Paulistão, o Carioca e o Mineiro, seguem com calendário normal.
O Brasil registrou 1.699 óbitos em decorrência da Covid-19 nas últimas 24 horas, no segundo pior dia desde o início da pandemia. Nesta quinta-feira (4), o Ministério da Saúde também registrou 75.102 novos casos da doença.
O país acumula 260.970 mortes causadas pelo novo coronavírus e um total de 10.793.732 de casos. A pasta acompanha ainda outros 895.742 casos. Nos dois últimos, o Brasil bateu recorde de mortes por Covid-19, nesta quarta-feira (3) foram 1.910 mortes registradas, no dia anterior foram 1.641.