Mbappé comunica ao PSG que não renovará o contrato, diz jornal francês
O atacante Kylyan Mbappé comunicou formalmente ao Paris Saint-Germain que não vai renovar o seu contrato, que expira em 30 de junho de 2024, e o clube já planeja uma venda para que o jogador não saia de graça, noticiou o jornal "L'Equipe" nesta segunda-feira (12).
O craque francês revelou a sua decisão através de uma carta recebida pelo PSG nesta tarde, na qual afirma que não vai exercer a opção de renovar o vínculo por mais uma temporada, segundo o jornal.
Fontes do PSG garantiram ao "L'Equipe" que Mbappé não sairá de graça, motivo pelo qual, se o jogador não manifestar vontade de renovar, será transferido nas próximas semanas.
O "L'Equipe" detalha que o PSG foi "surpreendido" e demonstrou "incompreensão" pelo fato de Mbappé ter enviado a carta nesta altura, tanto que não havia qualquer obrigação jurídica de o jogador manifestar essa intenção para ficar livre em 30 de junho de 2024.
O fato é que a temporada opcional só ocorreria se Mbappé manifestasse a sua vontade de assinar por escrito antes de 31 de julho. Se tivesse mantido o silêncio, ficaria livre dentro de um ano. O jogador ainda não tinha se pronunciado sobre o seu futuro e, na cerimônia de entrega dos prêmios do Sindicato Nacional dos Futebolistas Profissionais, em 28 de maio, se limitou dizer: "Ainda tenho um ano de contrato, estarei aqui na próxima temporada".
O atacante renovou por duas temporadas com o PSG, com uma opcional, há apenas um ano, quando era praticamente certa a sua saída para o Real Madrid.
Capitão da seleção francesa, Mbappé admitiu posteriormente que chegou a receber um telefonema do presidente do país, Emmanuel Macron, que o convenceu a ficar no futebol francês.
Houve também uma forte pressão do clube do Catar, que pretendia manter um dos melhores jogadores do mundo na sua folha de pagamentos durante a Copa do Mundo.
A temporada do PSG não tem sido muito feliz para o jogador, uma vez que o clube venceu o Campeonato Francês com um desempenho abaixo do esperado, o que pode custar o emprego do técnico Christophe Galtier.
Acima de tudo, o PSG foi eliminado na Liga dos Campeões nas oitavas de final, pelo Bayern de Munique, e mostrou que a sua competitividade em nível europeu não está progredindo.
O PSG, com Messi de fora e supostamente a fim de se livrar de Neymar, quis fazer de Mbappé a pedra angular da sua reconstrução, baseada em mais jogadores franceses e, acima de tudo, jovens com sede de títulos.