Com melhor campanha geral, Maringá inicia mata-mata decisivo por acesso na Série D
Dono da melhor campanha geral da Série D, o Maringá inicia o mata-mata pelo acesso à Terceira Divisão. Esta é a primeira vez que o Dogão chega à decisão pela vaga. A equipe enfrenta a Inter de Limeira, neste sábado (24), às 16h, pelo jogo de ida, fora de casa.
As duas equipes faziam parte do mesmo grupo e já se enfrentaram nesta edição. Em Limeira, o Maringá empatou em 1 a 1, já no Willie Davids, venceu por 1 a 0. Agora, os times voltam a se encontrar pelas quartas de final.
Nas oitavas, o Dogão eliminou a Portuguesa-RJ, por 6 a 2 no placar agregado. Antes, a equipe do interior paranaense bateu o Novo Hamburgo, por um placar de 5 a 2 no somatório dos jogos de ida e volta.
+ Ex-jogadores de Athletico e Coritiba "voltam para casa" pela seleção brasileira
Maringá tem melhor campanha geral
O Dogão fechou as oitavas de final com a melhor campanha da competição. O desempenho era importante para determinar o adversário das quartas, já que o primeiro colocado enfrentará o último, em um esquema 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º.
Na primeira fase, o Maringá fez 32 pontos em 14 jogos, com dez vitórias, dois empates e duas derrotas. Depois, venceu os quatro jogos das fases mata-mata, na segunda fase e oitavas de final.
Com isso, a equipe paranaense tem 36 pontos em 18 jogos, com 14 vitórias, dois empates e duas derrotas. Agora, enfrenta a Inter de Limeira em busca da vaga inédita na Série C.
A partida de volta será no Willie Davids, em Maringá, no dia 1º de setembro (domingo), às 18h30.
Sucesso de campanha vem de continuidade no projeto, diz presidente
Em entrevista recente ao UmDois Esportes, o presidente do clube, João Victor Mazzer, ressaltou a continuidade do trabalho no Maringá como um dos motivos para a boa campanha na Série D.
Uma das SAFs do futebol paranaense, ao lado de Coritiba, Foz do Iguaçu, Nacional e Paranavaí, entre outras, o Maringá aderiu ao modelo em 2022. A transformação, no entanto, não mudou quem faz a gestão do futebol do clube.
"Nossa gestão começou em 2017, eu ainda não era presidente, mas era o nosso grupo. Nossa primeira campanha foi a Segunda Divisão de 2017. No ano de 2020, nós começamos com um novo trabalho no futebol. Então nós temos um trabalho continuado e se encaixou o que está hoje. Eu acho que isso é muito fruto dessa continuidade", disse Mazzer.
Além do departamento de futebol, o comando do time é o mesmo há cinco temporadas. Jorge Castilho assumiu o time em 2020 e tem contrato até o fim deste ano. O mandatário do Dogão critica a "caça às bruxas" no futebol.
"Ano passado, quando perdemos para o Camboriú, muita gente queria que trocasse o treinador, isso não passou pela nossa cabeça em momento algum. Porque a gente sabe o que está sendo feito aqui de segunda a sexta. Não é uma caça às bruxas. A gente sabia que estava no caminho", afirmou o presidente.
+ Seleção brasileira: veja a lista de convocados por Dorival Jr.