Manga livre? STJD acata pedido de conversão de pena e atacante está mais próximo de jogar pelo Coxa
O atacante Alef Manga pode estar mais próximo de voltar aos gramados pelo Coritiba. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) acatou pedido da defesa do jogador – condenado a 360 dias de suspensão por ter participado de um esquema de manipulação de jogos – para conversão de 50% da pena, que originalmente terminaria somente em agosto.
A situação está prevista no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e acontece a partir do cumprimento de metade da punição, em caráter social. Manga também vai doar cestas básicas a instituições de caridade
Quando Manga pode jogar pelo Coritiba?
Agora, o atacante de 29 anos aguarda para saber quando poderá estrear na temporada pelo Coxa. O STJD questionou a CBF para saber a partir de quando a redução de pena pode ser aplicada.
Se for considerada a data do julgamento, em 9 de agosto de 2023, Manga poderia voltar a atuar em 25 de fevereiro, na última rodada da fase de grupos do Paranaense, já que ele ainda tem sete jogos de suspensão a cumprir pela pela confusão generalizada no Atletiba do Paranaense de 2023.
Porém, a entidade máxima do futebol também pode considerar a data da internacionalização da pena, em 31 de outubro. Manga jogou seis jogos pelo Pafos, do Chipre, até rescindir o contrato e voltar ao Brasil. Nesse cenário, a metade da pena seria cumprida até 28 de abril, ou seja, nas primeiras rodadas da Série B.
Em entrevista recente ao ge, Manga se disse arrependido e pediu desculpas pela primeira vez pelo envolvimento com manipulação de resultados. Na SAF do Coritiba, Manga é visto como um ativo, por isso a diretoria apenas suspendeu e não rescindiu o contrato com o jogador, acreditando em uma segunda chance.