Quem é Luciano Cabral, meia que deixou a prisão para jogar pelo Chile
A história de Luciano Cabral, meia argentino naturalizado chileno, tem sido marcada por reviravoltas. Condenado a nove anos de prisão em 2017 por envolvimento em um homicídio, o atleta passou cinco anos e quatro meses encarcerado. Hoje, sua trajetória ganha um novo capítulo: após ressurgir no futebol, Cabral foi convocado para defender a seleção do Chile nas Eliminatórias da Copa do Mundo.
Cabral era visto como uma promessa do futebol argentino. Sua carreira começou a despontar no Argentinos Juniors, onde chegou a atuar ao lado do grande ídolo Juan Roman Riquelme, que estava no final de sua carreira. O desempenho chamou a atenção de clubes maiores e da própria seleção chilena, pela qual chegou a atuar em categorias de base.
+ Siga o UmDois no Threads e no BlueSky
Revelação na Argentina, Cabral teve pouco espaço no Athletico
Cabral foi contratado pelo Furacão junto ao Argentinos Juniors em julho de 2016. Na ocasião, o clube argentino revelou os valores da negociação. O Rubro-Negro desembolsou 190 mil dólares pelo empréstimo do jogador.
Caso optasse por adquiri-lo em definitivo, o Furacão deveria pagar duas parcelas, de 1,4 milhão de dólares e 1,6 milhão de dólares, respectivamente, até dezembro de 2017, o que não ocorreu.
Foram apenas seis jogos do argentino com a camisa do Furacão, todos pelo Brasileirão. Apenas dois como titular.
Envolvimento em assassinato, prisão e retomada na carreira
Em 2017, a carreira do jogador foi interrompida de forma brusca. Envolvido no homicídio de um homem durante uma briga de rua na cidade de General Alvear, na província de Mendoza, Cabral foi condenado a nove anos de prisão. O pai do atleta, também envolvido no crime, recebeu condenação de 16 anos.
Após cumprir parte da pena, Cabral foi liberado em 2022 e, determinado a dar uma nova guinada na carreira, assinou contrato com o Coquimbo Unido, do Chile. O meia surpreendeu e voltou a se destacar nos gramados chilenos.
Após duas boas temporadas na equipe chilena, Cabral foi contratado, em julho deste ano, pelo León, do México, que pagou cerca de 1 milhão de euros pela contratação do meia argentino. Ele já disputou oito partidas e soma duas assistências pelo novo clube.
Luciano Cabral volta a aparecer na seleção do Chile
Com passagens pela seleção chilena sub-20, Luciano Cabral volta a aparecer na La Roja com a convocação para os jogos contra Brasil e Colômbia, válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.
O meio-campista já era para estar na lista de convocados da seleção do Chile para a Copa América. Mas, ele não pôde disputar a competição, já que os Estados Unidos não permite a entrada de estrangeiros que tenham condenações judiciais.