Libertadores: Clubes brasileiros conhecem seus adversários na fase preliminar
Atlético-MG e Fortaleza conheceram nesta quarta-feira seus rivais de estreia na Copa Libertadores. O time mineiro vai enfrentar o Carabobo, da Venezuela, enquanto a equipe cearense terá pela frente o uruguaio Deportivo Maldonado. Atlético e Fortaleza serão os únicos times brasileiros a disputar a fase preliminar da maior competição sul-americana.
As duas equipes nacionais vão entrar na segunda fase eliminatória da Libertadores. Vão precisar, portanto, superar dois adversários para entrar na fase de grupos, onde Palmeiras, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Athletico e Internacional já estão garantidos.
Confira o calendário completo do futebol brasileiro e sul-americano em 2023
Na primeira disputa, em confronto de ida e volta, Atlético-MG e Fortaleza vão decidir a classificação em casa. Estas partidas estão agendadas para o período entre 22 de fevereiro e 1º de março, em data ainda a ser confirmada.
Se confirmar o favoritismo, o Atlético vai enfrentar na terceira fase eliminatória o vencedor do duelo entre a Universidad Católica (Equador) e o Millonarios (Colômbia). Um triunfo nesta fase vai classificar o time mineiro para a fase de grupos.
No caso do Fortaleza, se passar da segunda fase eliminatória, enfrentará o vencedor de Curicó Unido (Chile) x Cerro Porteño (Paraguai). Uma nova vitória assegura a equipe cearense nos grupos da Libertadores. A última fase eliminatória está agendada para o intervalo de 8 de março a 15 de março.
Os demais confrontos da segunda fase eliminatória terão:
Magallanes-CHI x Always Ready-BOL;
E1 (Sport Huancayo-PER ou Nacional-PAR) x Sporting Cristal-PER;
E2 (Nacional Potosí-BOL ou El Nacional-EQU) x Independiente Medellin-COL;
E3 (Boston River-URU ou Zamora-VEN) x Huracán-ARG.
Os times "E1", "E2" e "E3" são aqueles que passarem da primeira fase eliminatória, que contará com apenas seis equipes, em três confrontos. Não há equipes do Brasil nesta etapa da disputa.
Veja quando será a final da Libertadores em 2023
No total, são 19 os times que vão disputar a fase eliminatória, dividida em três etapas, em busca de apenas quatro vagas na fase de grupos da Libertadores.
https://twitter.com/LibertadoresBR/status/1605594155475800064https://twitter.com/LibertadoresBR/status/1605596937578844161
Copa Sul-Americana
O sorteio desta quarta também definiu os confrontos na primeira fase preliminar da competição, a serem definidos a partir deste ano em jogo único - em caso de empate, há pênaltis. Nesta etapa, clubes do mesmo país se enfrentam em busca da vaga na fase seguinte. As partidas vão acontecer entre os dias 8 e 15 de março. Não há brasileiros nestas fases.
Os duelos terão:
Guabirá x Oriente Petrolero e Blooming x Atlético Palma Flor (Bolívia);
Cobresal x Palestino e Audax Italiano x Universidad Católica (Chile);
Deportes Tolima x Junior Barranquilla e Águilas Doradas x Independiente Santa Fé (Colômbia);
LDU x Delfin e Emelec x Deportivo Cuenca (Equador);
Guarani x Sportivo Ameliano e Tacuary x General Caballero (Paraguai);
Defensor x Danúbio e River Plate-URU x Peñarol (Uruguai);
Cesar Vallejo x Deportivo Binacional e Universitario x Cienciano (Peru);
Caracas x Academia Puerto Cabello e Estudiantes de Mérida x Deportivo Táchira (Venezuela).