Com chapa única, Hélio Cury Filho é o novo presidente da Federação
Hélio Pereira Cury Filho é o novo presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF). O filho de Hélio Cury, da chapa "Confiança e Inovação", teve 61 votos. Ele tomará posse até o fim de abril para o quadriênio 2023/2027.
A eleição aconteceu neste sábado (11) de forma presencial em um hotel de Curitiba e on-line. Foram 63 votantes, sendo um nulo, e houve uma abstenção. Desde o momento da inscrição, a chapa de situação era favorita e já tinha o apoio de 57 clubes, entre profissionais e amadores, e ligas municipais dos 65 aptos a votar. Coritiba e Paraná Clube estavam entre os apoiadores. O Athletico não compareceu para votar.
A chapa de oposição, Futebol Forte Paraná, teve a candidatura indeferida, na última quinta-feira (9), pela Comissão Eleitoral da Federação Paranaense de Futebol. Liderada pelo ex-jogador, Ribamar José Denis, a chapa não obteve o mínimo de 20 assinaturas exigido pelo regulamento da Federação.
Hélio Filho tem 46 anos e é advogado, com especialização em Gestão Esportiva. Atualmente, trabalha como assessor jurídico na Câmara Municipal de Curitiba. Cury Filho também tem passagens pela Itaipu Binacional e Prefeitura e Curitiba.
O presidente eleito, inclusive, já prestou serviços à FPF durante a segunda gestão do pai entre 2010 e 2014. Na época, Filho firmou contrato com a entidade para serviços de assessoria jurídica, por R$ 1.850 mensais, mas acabou dispensado do cargo após a Lei nº 13.155 (PROFUT), enquadrado no Capítulo III que fala sobre "gestão temerária" de uma entidade ao contratar parentes de até terceiro grau.
Filho assume agora então a vaga deixada pelo pai. Hélio Cury ficou na presidência da Federação por três mandatos: de 2007 a 2023 - ele só não supera o período do seu antecessor Oinareves Moura, que ficou no cargo de 1985 até 2007.
Chapa Confiança e Inovação:
- Presidente: Hélio Pereira Cury Filho.
- Vices-presidentes: Christiano Souto Puppi, Genildo Pereira Carvalho, José Ronaldo Carvalho Saddi Filho, José Luiz dos Santos, Nelson Ubiratan Batista, Maurício Alvacir Guimarães e Elizeu Elias Silva.