Governo da Espanha vai propor suspensão de Luis Rubiales
O ministro da Cultura e do Esporte da Espanha, Miquel Iceta, anunciou nesta terça-feira (29) que o governo pedirá a suspensão de todas as funções do presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, já suspenso pela Fifa por 90 dias, quando o Tribunal Administrativo do Esporte, vinculado ao Conselho Superior de Esportes (CSD), iniciar o processo contra o dirigente.
“Uma vez admitida a denúncia para tramitação, poderemos convocar em 48 horas a diretoria do CSD, onde iremos propor a suspensão do ex-presidente até que seja produzida a resolução final do Tribunal”, detalhou Iceta durante entrevista coletiva após reunião do Conselho de Ministros.
Segundo o ministro, o referido processo começou ontem e hoje pela manhã o tribunal solicitou ao governo uma série de documentação que já está tramitando. “Esperamos e desejamos que a decisão seja tomada o mais rapidamente possível”, assegurou.
Assim, Iceta especificou que o CSD apresentou duas petições fundamentadas por “duas infrações muito graves” à Lei do Esporte, concretamente o seu artigo 76, que faz referência a abusos de autoridade, e outra relativa a “atos notórios e públicos que violam a dignidade e o decoro esportivo".
“O governo está avançando com diligência e firmeza, todos queremos que este assunto seja resolvido o mais rapidamente possível, mas devemos garantir que isso seja feito com rigor e garantias legais para evitar um recurso que possa revogar as decisões que forem tomadas”, afirmou Iceta, lembrando que o governo agiu “tão rapidamente quanto os mecanismos legais permitiram”.
O ministro defendeu que tanto a sua pasta como o CSD têm “trabalhado contra o relógio” para examinar “minuciosamente” as denúncias recebidas, com o objetivo de ser “escrupulosos” com os passos a seguir para “evitar futuras impugnações e recursos que possam prolongar o processo de forma indesejada".
“Devemos ser rápidos na resposta, mas também eficazes”, acrescentou Iceta, que quer que as decisões tomadas sejam “juridicamente rigorosas”.
No entanto, o ministro espanhol está convencido de que “a denúncia de acontecimentos tão graves será tratada” pelo tribunal. “Não estamos em outro cenário”, frisou.
Da mesma forma, o ministro garantiu que a independência da RFEF foi respeitada porque o governo não quer “interferir nem ser acusado disso”.
“A Lei do Esporte nos obriga a respeitar o funcionamento da Federação”, apontou Iceta, explicando a razão do governo ter esperado para apresentar sua denúncia até à realização da Assembleia da RFEF, na última sexta, onde foi ratificada a “inação” da Federação, em suas palavras.
“O governo pode atuar de forma reativa mas não preventiva”, destacou.
Iceta também valorizou a “brilhante vitória” da seleção feminina de futebol e afirmou que é “inadmissível que comportamentos inaceitáveis mancham os avanços alcançados”.
Líderes de federações regionais espanholas pedem renúncia imediata de presidente
A comissão de presidentes de federações regionais de futebol da Espanha se reuniu na segunda-feira (28)em Madri e concordou por unanimidade, entre outros assuntos, em pedir a Luis Rubiales que renuncie "imediatamente" ao cargo de presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF).
A entidade nacional anunciou em um comunicado os acordos alcançados por unanimidade pelos líderes regionais. Entre eles está cobrar Pedro Rocha, presidente interino após a suspensão provisória de Rubiales pela Fifa, para "retirar imediatamente a comunicação feita em nome da Federação com a Fifa e a Uefa", divulgada hoje, para que elas impeçam a participação de equipes espanholas em suas competições devido à interferência do governo espanhol em sua gestão.
O comunicado inclui os sete pontos a seguir:
- Após os recentes acontecimentos e comportamentos inaceitáveis que prejudicaram seriamente a imagem do futebol espanhol, os presidentes solicitam que o Sr. Luis Rubiales apresente imediatamente sua renúncia ao cargo de presidente da RFEF.
- Parabenizamos efusivamente a seleção feminina de futebol pelo triunfo na Copa do Mundo. Valorizamos o significado e o legado do sucesso para o esporte espanhol. Apresentamos nossa admiração e gratidão a um grupo irrepetível de jogadoras e estendemos nossas felicitações a todas as pessoas que trabalharam ao longo dos anos, com empenho, para construir o crescimento do futebol feminino.
- Cobraremos dos órgãos correspondentes uma profunda e iminente reestruturação orgânica de cargos estratégicos da Federação para dar lugar a uma nova etapa na gestão do futebol espanhol.
- Uma vez que a Fifa suspendeu o Sr. Luis Rubiales, os protocolos internos da Federação foram ativados como consequência da suspensão.
- Além disso, pedimos ao presidente Pedro Rocha que retire imediatamente a última comunicação em nome da Federação com a FIFA e a UEFA, da qual tomamos conhecimento hoje.
- A RFEF continua comprometida em continuar a implementar suas políticas de investimento e igualdade para o desenvolvimento do futebol feminino.
- Por fim, a Comissão de Presidentes deu seu apoio unânime ao Sr. Pedro Rocha para liderar uma nova etapa em que o diálogo e a reconciliação com todas as instituições do futebol serão a linha a ser seguida. Colocamo-nos à disposição do CSD e de todas as instituições envolvidas para continuarmos construindo juntos a candidatura à Copa do Mundo de 2030.