Athletico

Gol do título da "Concachampions" e carreira modesta: conheça mais de Lucas Di Yorio

Por
Luana Kaseker
07/02/2024 08:39 - Atualizado: 07/02/2024 08:39
Lucas Di Yorio, novo reforço do Athletico
Lucas Di Yorio, novo reforço do Athletico | Foto: José Tramontin/Athletico

O atacante Lucas Di Yorio foi apresentado como sétimo reforço do Athletico. Desconhecido no futebol brasileiro, o centroavante de 27 anos chega ao Furacão com uma carreira modesta, mas tendo no currículo o gol que garantiu o título da Liga dos Campeões da Concacaf ao Club León, do México.

O argentino não vinha em sua melhor fase e tem números que não empolgaram tanto a torcida, por isso chega para compor elenco com aprovação do técnico Osorio. Di Yorio assinou contrato válido por quatro temporadas e vestirá a camisa 7 no clube. O Rubro-Negro teria desembolsado 2,2 milhões de dólares (cerca de R$ 11 milhões) pelo jogador.

Carreira em clubes de pequena expressão

Natural de Mar del Plata, segunda maior cidade da província de Buenos Aires, Lucas Di Yorio começou a jogar futebol ainda criança nas categorias de base do Talleres. Em 2010, aos 14 anos, se transferiu ao time juvenil do Kimberley, time da sua cidade natal.

As boas atuações na base chamaram a atenção do Aldovisi, clube de mais expressão da região e que atualmente disputa a segunda divisão argentina. Chegou ao Tiburón (Tubarão) em 2015 e, no ano seguinte, já estreou como profissional diante do Racing, entrando ao longo do segundo tempo na vitória por 2 a 1, pela primeira divisão do Campeonato Argentino.

+ Confira a tabela do Paranaense 2024

Ganhou mais duas chances: contra o Boca Juniors (clube do coração), em plena La Bombonera, novamente pelo argentino, e contra o Deportivo Morón, pela Copa Argentina. Mas não conseguiu sequência, principalmente por lesões, e o time foi rebaixado. Depois disso, só voltou a atuar pelos profissionais do Aldosivi em 2018, já na segunda divisão local, porém em apenas duas partidas.

Foi no empréstimo ao LDU Portoviejo, do Equador, onde balançou as redes pela primeira vez como profissional. Com 16 gols em 36 jogos foi artilheiro e ajudou a equipe equatoriana a alcançar o vice-campeonato da Série B local.

Voltou ao Aldosivi na temporada seguinte, mas novamente não teve espaço, fez apenas sete jogos, sem gols e com apenas uma assistência. Ao fim do contrato, atravessou o Rio da Prata para atuar pelo Cerro Largo, da cidade de Melo, no noroeste do Uruguai. Foram 13 jogos com nove gols pela liga uruguaia em 2021.

Di Yorio atuando por Kimberley, Aldosivi, LDU Portoviejo  e Cerro Largo
Di Yorio atuando por Kimberley, Aldosivi, LDU Portoviejo e Cerro Largo

Melhor fase e gol histórico

Na temporada seguinte, foi contratado pelo Pachuca, do México. No entanto, nem chegou a jogar e já foi emprestado ao Everton, do Chile, onde marcou um gol a cada duas partidas - 22 jogos e 11 gols e uma assistência. As coisas começaram a melhorar. Foi então no México, pelo Club León, também emprestado, que fez seu grande ano da carreira.

"Lucas vinha com bons antecedentes do Everton, uma equipe que também pertence ao Grupo Pachuca. No Chile, era referência do time, um líder no vestiário e, por isso, esperávamos que seria assim em México. Ele começou muito bem, arrancou no León fazendo gols. Nas primeiras partidas fez quatro gols, em um deles um doblete. Gols que mostravam boa presença, de boa altura, e que seria um jogador interessante. Depois, baixou de rendimento e o recuperou ao final do primeiro torneio. No segundo semestre, decaiu e perdeu a posição", lembra Julio Saucedo, jornalista esportivo da TV Azteca, do México.

Pelos campeonatos mexicanos (abertura e clausura) e Liga dos campeões Concacaf fez 40 partidas, com 13 gols e três assistências. No clube verde e branco, foi considerado a revelação do torneio abertura de 2022, pelo começo goleador com oito gols em 18 partidas.

Também marcou o gol considerado o mais importante da história do León: o do título da "Concachampions", que levou a equipe ao Mundial de Clubes 2023. Aos 19 minutos do primeiro tempo, o atacante aproveitou cruzamento e marcou de pé direito o gol da vitória por 1 a 0 sobre Los Angeles FC, nos Estados Unidos - os mexicanos já haviam vencido a ida em casa por 2 a 1.

"Foi um grande gol e pelo que representou, sendo o primeiro título da 'Concachampions' do clube de toda história. Apesar disso, não valeu para permanecer no León, então voltou ao Pachuca, mas não encontrou conexão com o técnico Guillermo Almada, jogou muito pouco e ele pediu sua saída. Avaliava-se que ele iria ao Everton, onde era querido, mas por algumas questões não voltou ao Chile e recebeu a chance do Athletico", explica.

Na atual temporada (que segue o calendário europeu), voltou ao Pachuca (onde atuou ao lado de Terans) e fez 16 jogos pelo torneio abertura, mas só marcou dois gols. Seu último tento foi contra o Puebla no empate por 1 a 1, em 28 de outubro de 2023. O centroavante não vinha em boa fase e estava sendo criticado pelos torcedores.

Lucas Di Yorio marcou gol do título da Concachampions
Lucas Di Yorio marcou gol do título da Concachampions

Como joga e valências

Di Yorio chegou a ser sondado por equipes como Cruzeiro, Vasco e Peñarol-URU antes de fechar com o Furacão. O jornalista mexicano comenta sobre as principais características do centroavante e cita que o jogador fez muito a função de sair da área para recuperar a posse de bola. Ou seja, pode repetir a função no Athletico de Osorio, atuando mais pelos lados - quem sabe até por isso escolheu a camisa 7.

"Ele é um centroavante alto, com 1,90 de altura. Ele é muito dedicado e, por sua estatura, tem um bom arremate de cabeça. Apesar disso, de ser alto e forte no cabeceio, sabe jogar muito bem com as pernas, tem um bom desmarque e drible. E é um jogador que se sacrifica. No segundo torneio pelo León, fez menos gols, mas foi muito porque se sacrificou para ser um jogador de mais recuperações do que centroavante. Saía bastante da área, para buscar a bola, e foi muito importante no elenco desta forma", afirma Julio Saucedo.

O próprio jogador também falou sobre seu perfil dentro de campo. "Sou um centroavante. Gosto muito de jogar na área, para poder finalizar a gol. Mas eu gosto muito de marcar os espaços, de ter mobilidade. Creio que está por aí minha maior virtude. Obviamente, fazer gols é o mais lindo de tudo", declarou o atacante ao site oficial.

Lucas Di Yorio, novo reforço do Athletico
Lucas Di Yorio, novo reforço do Athletico

Contratação não empolgou a torcida do Athletico

Nas redes sociais, a grande maioria dos torcedores do Athletico não aprovou a vinda do atacante Lucas Di Yorio, principalmente pela carreira em clubes pequenos e pelas estatísticas modestas para um centroavante.

Ficha técnica

Nome completo: Lucas Di Yorio.
Nascimento: 22/11/1996 (Mar del Plata, Argentina).
Posição: atacante.
Altura: 1.90m.
Carreira: Aldosivi-URU, LDU Portoviejo-EQU, Cerro Largo-URU, Everton-CHI, Club León-MEX e Pachuca-MEX.

Receba as notícias do UmDois direto no seu WhatsApp!
Não perca nada

Receba as notícias do UmDois direto no seu WhatsApp!

Inscreva-se no canal de Youtube do UmDois Esportes!
Fique por dentro

Inscreva-se no canal de Youtube do UmDois Esportes!

Veja também:
Embalado por SAF, clube paranaense contrata atacante japonês
Embalado por SAF, clube paranaense contrata atacante japonês
Conheça os brasileiros que vão lutar no UFC China
Conheça os brasileiros que vão lutar no UFC China
Paraná Clube apresenta pacotão de reforços para 2025
Paraná Clube apresenta pacotão de reforços para 2025
Ankalaev promete derrotar Poatan no UFC 313 e já pensa até em revanche
Ankalaev promete derrotar Poatan no UFC 313 e já pensa até em revanche

Formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Gestão, Comunicação e Marketing no Esporte pela Uninter. Desde 2017, atua na área de esportes como repórter da Gazeta do Povo e agora do UmDois Esportes, participando das cobertu...

twitter
+ Notícias sobre Futebol
Embalado por SAF, clube paranaense contrata atacante japonês
Campeonato Paranaense

Embalado por SAF, clube paranaense contrata atacante japonês

Craque da Premier League que venceu Vini admite: "Quando o Real Madrid te chama..."
Futebol Internacional

Craque da Premier League que venceu Vini admite: "Quando o Real Madrid te chama..."

"Não nos demos bem, Xavi não gostava de mim e por isso saí"
Futebol europeu

"Não nos demos bem, Xavi não gostava de mim e por isso saí"

Gol do título da "Concachampions" e carreira mode...