Globo e patrocinadores se irritam com indefinição dos direitos do Brasileirão de 2025 a 2029
A demora das duas ligas de clubes de futebol do país (Libra e Liga Forte União) para definir como e para quem irão vender os direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro entre 2025 e 2029 passaram a incomodar patrocinadores do futebol da Globo.
A insatisfação dos investidores com a indefinição foi explanada para membros da área de esporte da emissora em reunião na última quinta-feira (29). Parceiro antigo, o banco Itaú, patrocinador das transmissões da Globo desde 1992, é das empresas mais incomodadas com a situação.
Representantes da instituição financeira admitem que, sem saberem em que pacote de jogos vão anunciar, fica difícil começar a negociar espaços publicitários para as transmissões a partir de 2025.
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Mesmo com anúncios oficiais apenas em outubro ou novembro, a Globo começa a negociar a venda do pacote comercial do futebol de forma bem antecipada isso só é possível porque a emissora sabe o que vai vender com muita antecedência.
Até os dias de hoje, o pacote publicitário do Campeonato Brasileiro é o mais rentável da televisão brasileira, com arrecadação pouco acima dos R$ 2 bilhões.
Na Globo, o incômodo maior é com a Libra. A liga de times que conta com Flamengo e Palmeiras aceitou inicialmente a proposta de R$ 1,3 bilhão feita pela empresa no mês passado, mas não enviou qualquer documento ou sinalização de contraproposta para as negociações de fato começarem.
Na Libra, a demora é considerada culpa de Corinthians e Santos, que resolveram não seguir em frente em negociações com a Globo antes de ouvir propostas da Liga Forte União.
No mercado, a interpretação é que o Corinthians quer barganhar mais dinheiro com Libra e Globo, para ter um pagamento o mais próximo possível do Flamengo. Já o Santos se preocupa por estar em crise e não ter fonte de receitas com campeonatos.
A Globo já avisou a Libra e Liga Forte União que tem um teto de gasto com direitos do Campeonato Brasileiro. A emissora não vai pagar mais que R$ 2 bilhões pelos direitos.
Ou seja, se fechar com a Libra, a Globo só terá R$ 700 milhões no orçamento para conversar com a Forte União. Só com a Libra, a Globo consegue manter o seu atual pacote de TV aberta.
Vale ressaltar que a Globo recusou uma primeira pedida da Forte União, que avaliava os seus jogos em R$ 1,4 bilhão. A intenção da LFU é dividir seus jogos para arrecadar mais. SBT e Warner já fizeram sondagens.