Federação Mineira projeta volta da Copa Sul-Minas já em 2023; Hélio Cury se posiciona
A Federação Mineira de Futebol (FMF) planeja diminuir o número de datas do Campeonato Mineiro de 2023 para abrir espaço para o retorno da Copa Sul-Minas já na próxima temporada do futebol brasileiro.
Disputada inicialmente entre 2000 e 2002, a Copa Sul-Minas seria formada novamente por clubes de Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina.
+ Confira a tabela do Brasileirão
Em entrevista à Rádio Itatiaia, o presidente da FMF, Adriano Aro, confirmou o desejo de recuperar a Sul-Minas em 2023.
"O que nós pensamos é que sejam utilizadas apenas aquelas 17 datas já fornecidas pela CBF. O que pensamos é que cada estado faça ajustes pontuais para ter uma redução drástica de datas", explicou Aro, que garante já haver sinalização positiva de clubes, outras federações e da própria CBF.
"A ideia de Minas Gerais é que em 2023 Minas já esteja preparada, caso os demais estados já queiram fazer em 2023', prosseguiu. "Há o anseio dos clubes, há a boa vontade das federações e sinalização positiva da CBF, mas ainda precisamos ligar todos os pontos para que isso saia já em 2023", emendou.
Hélio Cury 'esfria' volta da Sul-Minas: "Não há nada definido"
Presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Hélio Cury "esfriou" o retorno da Copa Sul-Minas já em 2023. O mandatário do futebol do estado confirmou que recebeu o projeto da Federação Mineira, mas assegura que nenhuma proposta formal foi feita.
"Já tivemos uma conversa no ano passado que não deu certo em virtude de várias situações. Por enquanto, é só conversa, nada definitivo. Querer fazer é uma coisa, mas tem que ver os custos, o que os clubes querem", explicou, em entrevista ao UmDois.
Cury lembrou que o Campeonato Paranaense de 2023 terá de, obrigatoriamente, seguir o formato da temporada de 2022, conforme edital assinado pelos clubes.
"Então só poderíamos mudar datas em 2024. E tem que ver o interesse dos clubes. A questão financeira é fundamental. O custo é alto, tem deslocamento. Inicialmente, não estamos forçando esta ideia", prossegue Cury.
Por fim, o presidente da FPF revela que, até o momento, não há uma proposta oficial que garanta recursos para a Sul-Minas. "Não afasto a ideia. Mas proposta tem de monte. Agora, na hora de colocar o dinheiro... Interesse, temos. Mas tem que ver o que é palpável, uma proposta firme, com valores. Qualquer posicionamento passa por isso", arremata.
Como seria a "nova" Copa Sul-Minas?
De acordo com o UOL Esporte, a Sul-Minas seria disputada por 16 clubes, sendo quatro de Minas Gerais, quatro do Paraná, quatro do Rio Grande do Sul e outros quatro de Santa Catarina. A participação seria definida através do rendimento dos clubes nos respectivos campeonatos estaduais.
Já o formato da disputa em 2023 e 2024 seria de mata-mata, com duelos de oitavas, quartas, semifinal e final, com ida e volta nas duas primeiras fases e confrontos únicos na semi e final.