Federação espanhola pune Valencia com fechamento de setor de estádio por 5 jogos
O Comitê de Competição da federação espanhola de futebol (RFEF) sancionou nesta terça-feira (23) o Valencia com o fechamento de um dos setores do estádio Mestalla por cinco partidas devido aos ataques feitos por torcedores do time contra o atacante Vinícius Júnior na partida contra o Real Madrid, no último domingo (21), pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol.
De acordo com a decisão, o Valencia foi punido com "uma sanção de fechamento parcial do campo esportivo por um período de cinco partidas e uma penalidade financeira de 45 mil euros pelo cometimento de infrações muito graves, conforme definido nos artigos 69.1.c), 69.2.d) e 76.1 do Código Disciplinar da RFEF", informou a entidade em comunicado.
"O fechamento parcial afetará a chamada Arquibancada Kempes e será realizado de acordo com as disposições do artigo 57.1 do Código Disciplinar da RFEF", acrescenta o texto.
Valencia vai recorrer contra sanção
O Valencia informou que vai recorrer contra o fechamento de um trecho de arquibancada do estádio Mestalla por cinco partidas devido aos ataques racistas contra Vinícius Júnior na partida entre o time e o Real Madrid no último domingo, por considerá-la "injusta e desproporcional".
Fontes do clube disseram à Agência EFE que estudam opções diante da sanção imposta pelo comitê de Competições da Federação Espanhola, sem descartar nenhuma.
O clube enfatizou que está totalmente comprometido com a luta contra o racismo e lembrou ter anunciado a proibição vitalícia de entrada em seu estádio dos torcedores que tiveram envolvimento comprovado nas ofensas ao brasileiro.