Ex-promessa do Athletico integra elenco da seleção do Equador
Com apenas 22 anos, o atacante John Mercado é uma das principais revelações do futebol equatoriano e está na lista de convocados do técnico Sebastián Beccacece para os jogos da sua seleção contra Brasil, nesta sexta-feira, às 22h, no Couto Pereira, e Peru, na próxima terça-feira.
Revelado pelo Panamá SC, do Equador, Mercado foi contratado pelo Athletico em 2020 e integrou os elencos sub-20 do Furacão por três temporadas. Em 2022, o equatoriano chegou a disputar dois jogos no time profissional, contra Palmeiras, pela Recopa Sul-Americana, e Bragantino, no Brasileirão.
Neste mesmo ano, o gringo acabou sendo emprestado ao CSA, a pedido do técnico Alberto Valentim na época. Foram apenas nove jogos na disputa da Série B, sendo todos vindo do banco de reservas.
+ Siga o UmDois no Threads e no BlueSky
Sem espaço, Mercado deixou o Athletico
Considerado uma promessa, John Mercado não agradou e acabou ficando sem espaço no Athletico. No início do ano passado, o equatoriano rescindiu o seu contrato com o Furacão e acertou com o Vilafranquense, clube da segunda divisão portuguesa.
Ainda no ano passado, o atacante se transferiu para o AVS, ganhando destaque. Em duas temporadas pelo clube português, Mercado disputou 39 jogos, marcou sete gols e deu quatro assistências.
Seleção equatoriana está na frente do Brasil nas Eliminatórias
Na briga por uma vaga na Copa do Mundo de 2026, o Equador possui campanha melhor que a do Brasil na disputa das Eliminatórias. A seleção de Beccacece está na quinta colocação, com oito pontos - três vitórias, dois empates e uma derrota.
O Brasil está na sexta colocação, com sete pontos - duas vitórias, um empate e três derrotas.