Dirigente que beijou atacante espanhola renuncia à presidência da federação
Luis Rubiales, que já estava suspenso por 90 dias pela Fifa como presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), anunciou neste domingo (10) que renuncia ao cargo depois do conflito causado por suas ações após a final da última Copa do Mundo de futebol feminino, quando tocou seus órgãos genitais nas tribunas e, no gramado, na cerimônia de premiação, deu um beijo na boca da jogadora Jenni Hermoso.
Em um comunicado publicado em sua conta na rede social X (novo nome do Twitter), Rubiales anunciou que comunicou ao presidente interino da RFEF, Pedro Rocha, sua renúncia e que fez o mesmo em relação ao posto de vice-presidente da Uefa.
O dirigente ressaltou que, diante da "rápida suspensão provisória" da Fifa por 90 dias e dos demais processos abertos contra ele, entende que "está claro" que não poderá voltar aos cargos, de modo que "insistir" em permanecer "de prontidão" não contribuirá "para nada de positivo", nem para a própria RFEF, "nem para o futebol espanhol".
Rubiales também disse ter certeza de que sua saída trará a "estabilidade" necessária para que a candidatura conjunta de Espanha, Portugal e Marrocos à Copa do Mundo de 2030 seja bem-sucedida.
Ele enfatizou que "há poderes que impedirão" seu retorno, relembrou feitos de sua gestão nos cinco anos em que esteve na prsidência da RFEF e afirmou que não quer que o futebol espanhol "seja prejudicado".
"Tenho fé na verdade e farei tudo o que estiver ao meu alcance para que ela prevaleça", disse Rubiales, acrescentando que suas filhas, sua família e seus entes queridos "sofreram os efeitos de uma perseguição excessiva, além de muitas falsidades, mas também é verdade que nas ruas, cada dia mais, a verdade está prevalecendo".
Ele concluiu a carta desejando boa sorte aos funcionários, membros da assembleia, membros da federação e torcedores de futebol, e agradeceu àqueles que o apoiaram.
Rubiales dá seus motivos
Além de fazê-lo nessa nota, Rubiales anunciou sua renúncia em uma entrevista ao jornalista britânico Piers Morgan no programa "Piers Morgan Uncensored".
"Vou fazer isso, é claro que não posso continuar com meu trabalho", declarou Rubiales depois que Morgan lhe perguntou se havia chegado a hora de ele sair diante da pressão contínua, explicando que tomou a decisão depois de conversar com seu pai e suas filhas.
"Eles sabem que não se trata de mim. Alguns amigos muito próximos me disseram: 'Luis, agora você tem que se concentrar na sua dignidade e seguir com a sua vida, caso contrário, você provavelmente vai prejudicar as pessoas que ama e o esporte que ama", alegou.
Rubiales disse que teve de "aguentar muita coisa" nas últimas três semanas, mas reconheceu que a questão não afeta apenas a ele, mas que sua atitude pode prejudicar "terceiros".
"É a coisa mais inteligente a fazer e o que eu tenho que fazer", acrescentou.
Por que Rubiales renunciou?
Luis Rubiales, de 46 anos, deixa a RFEF após os eventos ocorridos depois da final da Copa do Mundo feminina de futebol e depois de garantir, na última Assembleia Geral Extraordinária da entidade, em 25 de agosto, que não iria renunciar. Ele acabou suspenso pela Fifa, o que levou Pedro Rocha a se tornar presidente interino da federação espanhola.
Os eventos causaram inúmeras reações adversas na Espanha e em todo o mundo, já que até mesmo o Ministério Público apresentou uma denúncia na Audiência Nacional espanhola (tribunal superior) contra ele e pediu investigação dos crimes de agressão sexual e coerção em relação ao beijo que Rubiales deu em Jenni Hermoso.
Além disso, o Tribunal Administrativo do Esporte (TAD) também abriu um processo contra o dirigente por possível falta grave por seu comportamento.
A renúncia de Luis Rubiales abre a porta para eleições para eleger um novo chefe da RFEF para cumprir o que resta de seu mandato, até o fim de 2024, segundo o estatuto da entidade.
Rubiales assumiu o comando da RFEF em 17 de maio de 2018, sucedendo Ángel María Villar, após vencer a eleição contra Juan Luis Larrea, até então tesoureiro da federação, por um placar de 80 votos a 56.