Federação Paranaense admite conversas para retorno da Copa Sul-Minas
Presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Hélio Cury Filho admite que existem chances da Copa Sul-Minas voltar a ser disputada. Em entrevista ao UmDois Esportes, ele ressalta a vontade de organizar um campeonato ao menos com os clubes da região Sul.
Contudo, a tendência é que a Copa não seja disputada entre as equipes dos quatro estados logo de cara, mesmo que a articulação do torneio esteja sendo feita nos últimos anos. Além disso, a situação dos estragos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul prejudica a situação dos clubes gaúchos nesse cenário.
"Existe [a possibilidade]. Estamos conversando a respeito da Copa Sul com as federações de Santa Catarina e a Gaúcha. Inclusive era para ter, no final do ano, o Sul-Brasileiro de base, com sub-20, sub-17 e sub-15, e não vai ter em razão do problema que aconteceu no Rio Grande do Sul. Eles estão com todas as competições atrasadas. Mas mesmo assim devemos fazer algo já com Santa Catarina, que é um embrião e um gancho para quem sabe a gente retornar com a Copa Sul", conta.
No entanto, Cury Filho admite que talvez a organização desse novo torneio não seja tão rápida quanto ele deseja. Isso porque depende do que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai definir sobre as datas que são reservadas ao Estadual.
"Precisamos ver o que a CBF vai fazer com nosso calendário, mas eu gostaria que fosse breve. Acho que cabe ao calendário. É importante para os clubes e para a nossa região. Temos a Copa do Nordeste, a Copa Verde e só aqui não temos. Acho que temos que ter um campeonato que envolva o Sul do Brasil. É tentar encaixar de alguma maneira", completou.
Em Minas Gerais, a Federação Mineira de Futebol chegou a enviar, em 2022, ofício para os clubes avisando que o Estadual seria disputado em 14 datas devido à Copa Sul-Minas. Na visão de Cury Filho, esse é o número limite.
"Para mim, o ideal ainda é turno e returno [no Paranaense]. Acho o mais justo formato de competição, mas aqui não dá. Precisaríamos de 23 datas, nós utilizamos 17. A CBF nos dá 16 e ainda ajustamos. E existe a possibilidade de redução futura nas datas. Então, a gente vem estudando uma maneira de tentar adequar o nosso Paranaense reduzindo algumas datas. Não para 12. Me nego a fazer com 12, se a CBF me der 12, vamos brigar para ter pelo menos 14 ou 15 datas", diz Cury Filho.
+++ Cury Filho fala em valorização do Paranaense e diz que campeonato não é deficitário
Relembre a Copa Sul-Minas
O torneio existiu entre 2000 e 2002, colocando em disputa clubes dos quatro estados - Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Na prática, o campeonato foi uma alternativa das equipes de outros estados que não participavam do Torneio Rio-São Paulo, além de ter sido originada da Copa Sul.
Athletico, Coritiba e Paraná Clube jogaram nas três edições da Copa, sendo que o Galo Maringá esteve na disputa em 2000 e o extinto Malutrom participou em 2002, o último ano da Copa Sul-Minas.
Contudo, o Cruzeiro foi o grande destaque da competição e chegou nas três finais. Apesar de ter perdido a decisão para o América-MG em 2000, a Raposa se sagrou bicampeã ao derrotar Coritiba e Athletico nos anos seguintes.
Brasil vive indefinição no calendário
O calendário do futebol brasileiro em 2025 ainda é uma incógnita. A CBF disponibiliza 16 datas para o Estadual atualmente, mas o número deve cair e desagradar a Federação Paranaense.
O torneio que mais deve sofrer mais alterações é a Copa do Brasil, que tem início com as primeiras fases dos Estaduais. No entanto, o cenário ainda é nebuloso até o momento.
Além disso, a discussão ainda é afetada pela realização do novo Mundial de Clubes. O torneio vai contar com Flamengo, Fluminense e Palmeiras, e acontece do dia 15 de junho a 13 de julho, nos Estados Unidos.