Clube do Paraná muda de nome e escudo em homenagem a time da Ucrânia extinto pela guerra
O Batel, de Guarapuava, mudou temporariamente de nome, escudo e cores do uniforme: a equipe do interior do Paraná passará a se chamar FC Mariupol, em homenagem ao time ucraniano de mesmo nome que teve as atividades interrompidas por causa da guerra com a Rússia.
O objetivo da equipe paranaense é manter o Mariupol "vivo" enquanto a equipe original não puder retomar as atividades na Ucrânia. No entanto, é altíssimo o risco do clube europeu acabar extinto, após mais de um ano sem atividades e a dispensa de funcionários.
Além disso, a estrutura do clube foi detonada pela guerra, com a cidade ocupada pelas forças russas desde maio de 2022, sendo uma das mais atingidas pelo conflito bélico.
O projeto do Batel prevê que a homenagem dure, inicialmente, seis partidas, sendo três delas oficiais, e outras três amistosas. A equipe está na terceira divisão paranaense.
A homenagem está diretamente ligada às raízes da cidade de Guarapuava, na região de Prudentópolis, onde está a maior comunidade ucraniana na América Latina. Cerca de 75% da população local, estipulada em 52 mil habitantes, são descendentes de ucranianos.