Não foi só Jabulani: A relação de Cid Moreira com futebol e esporte
O jornalista Cid Moreira, conhecido por sua voz inconfundível e presença marcante na televisão brasileira, faleceu nesta quinta-feira (3), aos 97 anos, por falência múltipla de órgãos. Embora seu legado esteja fortemente vinculado ao Jornal Nacional, onde foi âncora por mais de duas décadas, Cid também deixou uma marca peculiar no esporte, seja como narrador ou entusiasta. Confira abaixo algumas curiosidades do jornalista com o esporte:
+ Siga o UmDois no Threads e no BlueSky
A vinheta marcante de Cid Moreira na Copa do Mundo de 2010
Em 2010, foi Cid Moreira quem deu vida à famosa vinheta "Jabulaaani", em referência à bola da Copa do Mundo da África do Sul, transformando a simples menção ao nome da bola em um sucesso entre os telespectadores.
Na época, com 82 anos, o jornalista revelou ao jornal Extra que nem sabia o que era "Jabulani".
Cid Moreira, em 2010"Eu nem sabia o que era. Não imaginava que fosse repercutir tanto. Parece que já está fazendo sucesso na internet também"
A paixão pelo tênis e a curiosa apresentação do Jornal Nacional de bermuda
Fora dos estúdios, Cid nutria uma paixão pelo tênis, esporte que praticava com frequência. Um fato curioso que ilustra essa relação aconteceu em uma noite em que, após uma partida, ele chegou tão próximo do horário do Jornal Nacional que não teve tempo de se trocar completamente, apresentando o telejornal de bermuda por baixo da bancada, enquanto mantinha o tradicional terno na parte superior.
Cid Moreira"Caiu uma chuva imensa, a estrada fechou e precisei voltar por outro caminho"
Cid Moreira era torcedor do Botafogo
Além do tênis, Cid Moreira também era um apaixonado pelo futebol, sendo um dos poucos jornalistas a revelar o seu time do coração. A voz marcante da TV brasileira era botafoguense. Em nota oficial, o Botafogo lamentou a perda do torcedor.
Jornalista deu voz a filme sobre a Copa do Mundo
A relação de Cid Moreira com o futebol também está ligada à Copa do Mundo de 1974, disputada na Alemanha. O jornalista deu voz ao filme Futebol Total, um documentário que imortalizou os grandes momentos do Mundial daquele ano, com imagens da Alemanha e do Brasil.