Barcelona considera postura de presidente da RFEF “imprópria e desafortunada”
O Barcelona emitiu nesta sexta-feira (25) um comunicado no qual considera "totalmente inapropriada e desafortunada" a postura do presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, na celebração do título da Copa do Mundo Feminina.
Esta é a primeira reação oficial do clube catalão ao beijo forçado que Rubiales deu na boca da atacante Jennifer Hermoso, ex-jogadora do Barça e atualmente no Pachuca, depois de a seleção espanhola ter conquistado a Copa do Mundo na Austrália.
"Após a assembleia extraordinária da RFEF realizada nesta sexta-feira, parece que as explicações dadas pelo presidente da Federação, Rubiales, foram suficientes para os membros da assembleia presentes, que tinham o poder de ratificá-lo no cargo", diz o primeiro parágrafo do comunicado.
No entanto, o clube enfatiza "que considera totalmente inapropriada e desafortunada a postura do presidente da RFEF durante a celebração da Copa do Mundo, fatos que consideramos lamentáveis, que o próprio Rubiales considerou um erro e pelo qual pediu desculpa".
O Barça conclui que, perante estes "fatos injustificáveis", se compromete "a continuar na linha de apoiar o esporte feminino, a plena igualdade entre homens e mulheres no mundo do esporte e na sociedade em geral, garantir a segurança das mulheres no esporte e denunciar qualquer atuação que vulnere os princípios e estatutos" do clube.
Sindicato de jogadores cobra medidas disciplinares imediatas contra dirigente
O FIFPro, o sindicato internacional de jogadores de futebol, voltou a pedir nesta sexta-feira, em comunicado oficial nas redes sociais, "medidas disciplinares imediatas contra o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, pelo seu comportamento na final da Copa do Mundo Feminina".
"Recebemos com satisfação a decisão da Fifa de abrir um caso de ética e as medidas adotadas em nível nacional na Espanha", ressaltou o sindicato, enquanto revelou ter escrito "à Uefa (organização da qual Rubiales é vice-presidente) solicitando que inicie um processo disciplinar".
A entidade encarregada de representar os jogadores profissionais afirmou que "qualquer falta de ação por parte das autoridades para abordar a conduta do senhor Rubiales enviará uma mensagem completamente inaceitável e danosa à indústria do futebol e à sociedade em geral".
Secretário de Esporte espanhol apresentará denúncias contra o presidente da RFEF
O secretário de Estado para o Esporte da Espanha, Victor Francos, vai levar “hoje mesmo, com caráter imediato”, ao Tribunal Administrativo do Esporte as denúncias contra o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, enviadas ao órgão.
"O discurso do senhor Rubiales perante a Assembleia da RFEF é absolutamente incompatível com a representação que tem no esporte espanhol e com os valores de uma sociedade avançada como a espanhola", afirmou o Conselho Superior de Esportes (CSD, na sigla em espanhol), do qual Francos é presidente, em um comunicado.
Nele, específica que apresentará as reclamações ao TAD e que ainda hoje Víctor Francos dará uma entrevista coletiva.