Novato de menos de dois anos e Foz sobem à primeira divisão paranaense
O Campeonato Paranaense de 2023 já conhece todos os seus representantes. No último domingo (29), Aruko, de Maringá, e Foz conquistaram o acesso à primeira divisão ao vencerem seus confrontos nas semifinais.
Curiosamente, os dois times estiveram apenas "de passagem" pela segunda divisão. Em 2021, ambos conseguiram o acesso na terceira divisão e nesta temporada subiram para a primeira. Os dois substituem União Beltrão e Paraná, que foram rebaixados no Estadual.
Fundado em dezembro de 2020, pelo ex-jogador Alex Santos, paranaense que se naturalizou japonês e disputou as Copas do Mundo de 2002 e 2006 e as Copas das Confederações de 2003 e 2005 pelo Japão, o Aruko é a grande novidade.
A equipe teve a melhor campanha da primeira fase e na semifinal derrotou o PSTC por 1 a 0 e 2 a 1. O time, agora, fará sua estreia na elite.
Foz retorna após três anos e licenciamento
Já o Foz, terceiro colocado na primeira fase, derrotou o Andraus nos pênaltis por 5 a 3, após perder em casa por 1 a 0 e vencer fora pelo mesmo placar, e está de volta à primeira divisão após quatro anos.
A última vez do clube da fronteira na Série A foi em 2019, quando foi rebaixado. No ano seguinte, por conta das dificuldades financeiras, pediu licença à Federação Paranaense de Futebol. Com isso, voltou em 2021 na terceira divisão estadual, já conquistando o acesso.
Aruko e Foz disputam o título
Com o acesso já garantido, Aruko e Foz agora disputam o título da segunda divisão. A primeira partida acontece neste domingo (5), às 15h30, no ABC, em Foz de Iguaçu. A volta será no dia 12, também às 15h30, no Willie Davids.
Os dois se juntam a Coritiba, Maringá, Operário, Athletico, Cascavel, Londrina, Cianorte, São Joseense, Rio Branco e Azuriz como os 12 clubes participantes da Série A em 2023.