América-RN perde para o Pouso Alegre, mas conquista o título da Série D
O América-RN é o campeão brasileiro da Série D pela primeira vez em sua história. O título foi confirmado neste domingo (25), mesmo com a derrota para o Pouso Alegre, por 1 a 0, dentro do estádio Manduzão, na cidade do sul de Minas Gerais. O time potiguar fez valer a vantagem conquistada na Arena das Dunas, onde tinha vencido por 2 a 0, levando a melhor no saldo de gols agregado: 2 a 1.
A disputa final coroou as duas melhores campanhas na competição. O time mineiro, conhecido como Dragão, ainda teve a vantagem de atuar o segundo jogo em casa, por ter melhor campanha do que o América-RN.
+ Confira a tabela completa da Série D
Além dos finalistas, outros dois clubes já tinham assegurado o acesso para a Série C em 2023: o São Bernardo-SP e o Amazonas-AM, ambos semifinalistas, e que serão novatos na Série C, o mesmo acontecendo com o Pouso Alegre.
Apesar da derrota em Natal (RN) no primeiro jogo, a expectativa pelo título era muito grande em Pouso Alegre, principalmente por parte da torcida. Tanto que mais de 13 mil torcedores lotaram o Manduzão. Desta vez, porém, o time não esteve em uma tarde inspirada e acabou sendo neutralizado pelo América-RN, que atuou com o regulamento debaixo do braço.
A torcida esperou até os acréscimos para comemorar o gol da vitória, marcado por Victor Pereira, de cabeça, aos 48 minutos. Os torcedores aplaudiram muito os jogadores ao final da decisão, confiando numa boa campanha na Série C em 2023.
Por terem disputado a final da Série D deste ano, América-RN e Pouso Alegre-MG foram premiados por suas campanhas na competição Campeão da edição deste ano, o time de Natal receberá uma premiação de R$ 500 mil da CBF. Vice-campeão, os mineiros ficam com R$ 300 mil.