Clube inglês reprova vaias de torcedores a jogadores por protesto antirracista
O Millwall, time que disputa a segunda divisão inglesa, emitiu um comunicado neste domingo (6) para condenar a atitude de parte da torcida, no sábado (5), na derrota por 1 a 0 para o Derby Count. Nas arquibancadas, alguns torcedores vaiaram os jogadores no momento em que eles se ajoelharam em manifestação antirracista antes de a bola rolar. Foi a primeira partida da equipe com a presença de torcedores no estádio desde o início da pandemia de Covid-19.
"O Millwall Football Club ficou consternado e triste com os acontecimentos que marcaram o jogo de sábado contra o Derby County no The Den", disse o clube em nota. O Millwall disse que quer usar o incidente como um "catalisador para soluções mais rápidas" e planeja reuniões com membros de instituições que são referência na luta contra o racismo.
Na Inglaterra, e em boa parte do mundo, os jogadores de várias equipes passaram a se ajoelhar antes das partidas para dar apoio à luta contra a discriminação racial após a morte de George Floyd nos Estados Unidos. Floyd, um homem negro, morreu em maio depois que um policial branco pressionou o joelho contra seu pescoço por mais de oito minutos.