Todos os detalhes e imagens do novo projeto na área do Pinheirão
O estádio Pinheirão, que já serviu como "casa" de Athletico e Paraná Clube e também abrigou jogos do Coritiba em diferentes épocas, vai deixar de existir. O governo do Paraná anunciou a desapropriação do terreno nesta quarta-feira (23), o que inicia o processo de extinção do palco da seleção brasileira em Curitiba.
O terreno foi arrematado em leilão, por R$ 57,5 milhões em 2012, pelo empresário João Destro. Desde então, o estádio está abandonado, como o UmDois Esportes destacou em matéria do mês passado.
"Nós desapropriamos para fazer o maior centro de eventos, e mais moderno, do Brasil", disse o governador Ratinho Junior.
"O projeto foi feito pela Paraná Projetos e compreende uma arena de eventos, um centro de exposições para até 25 mil pessoas e todo um complexo comercial, com setor hoteleiro e boulevard com restaurantes e academia", completa o governador.
Projeto no Pinheirão visa atrair mais turistas ao Estado
Ratinho Junior também destacou que o projeto de revitalização da área tem como objetivo atrair mais eventos e, consequentemente, turistas ao Estado do Paraná.
"Por que estamos fazendo tudo isso? Primeiro para fazer uma grande revitalização naquela região. Em segundo, o turismo do Paraná está crescendo 27%, segundo o Ministério do Turismo, e nós não temos um lugar para grandes eventos, grandes shows e até encontros que acontecem de exposições no Brasil afora", frisa.
Após a desapropriação e o projeto inicial, será realizado o projeto de engenharia para a construção da estrutura, através de uma concessão ou de uma parceria público privada, alternativas que estão sendo estudadas.
A avaliação financeira da área de 124 mil metros quadrados foi feita pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Esse processo ainda vai tramitar na Justiça, responsável pela emissão da posse.