O dia em que discos voadores interromperam um jogo de futebol
Há 60 anos, um jogo de futebol na Itália teve de ser paralisado quando objetos voadores não identificados (óvnis) foram supostamente vistos sobrevoando o estádio Artemi Franchi, em Florença. Em campo, Fiorentina x Pistoiese se enfrentavam.
Na ocasião, no dia 27 de outubro de 1954, cerca de 10 mil torcedores sentavam nas arquibancadas da praça esportiva para o duelo local. No entanto, de acordo com relatos, após o intervalo de jogo, o estádio ficou estranhamente silencioso.
Logo na sequência, um forte ruído subiu da multidão. Os espectadores não estavam mais assistindo à partida, mas sim olhando para o céu, com os dedos apontados. Os jogadores pararam de jogar e a bola ficou parada. A partida estava 6 a 2 para a Fiorentina.
Um dos jogadores presentes no incidente foi Ardico Magnini. Ele era uma espécie de lenda da Fiorentina e tinha defendido a Itália na Copa do Mundo de 1954. "Eu me lembro de tudo de A a Z", disse Magini, décadas depois, em entrevista à BBC.
"Era algo que se parecia com um ovo e se movia devagar, devagar, devagar. Todo mundo estava olhando para cima e também havia um brilho caindo do céu, um brilho dourado", prosseguiu.
Ardico Magnini, sobre aparição de objetos voadores sobre estádio de Florença"Ficamos atônitos, nunca tínhamos visto nada parecido antes. Estávamos absolutamente chocados"
De acordo com o relatório da arbitragem, o jogo foi suspenso porque os espectadores viram algo no céu. Também em entrevista à BBC, um dos torcedores presentes no incidente, Gigi Boni, relatou o que viu.
"Eu me lembro claramente de ver esta visão incrível", descreveu o italiano, cuja descrição dos objetos difere da relatada por Magnini.
"Eles estavam se movendo muito rápido a então apenas pararam. Tudo durou alguns poucos minutos. Eu os descreveria como charutos cubanos. Eles me lembravam de charutos, pela aparência que tinham", explicou.
"Eu acredito que eram extraterrestres. É isto o que eu acredito, e não há outra explicação que eu possa dar a mim mesmo", completou.
Outro dos jogadores que estavam em campo, Romolo Tuci, concorda. "Naqueles anos, todos estavam falando sobre aliens, todos falavam sobre óvnis e nós tivemos a experiência, nós os vimos, diretamente, de verdade", assegurou, também em entrevista à BBC.
Incidentes viraram notícia nos jornais: histeria em massa?
A paralisação da partida entre Fiorentina e Pistoiese por causa de suposto avistamento de óvnis virou notícia nos jornais italianos. No entanto, os torcedores de futebol não foram os únicos a fazerem tal relato.
Naquele mesmo dia, inúmeros relatos similares foram registrados por toda a região da Toscana. A profusão de relatos, inclusive, pode descartar a hipótese de que tudo se tratou de uma histeria em massa.
Nos dias que se sucederam ao jogo, aliás, novas supostas aparições destes objetos no céu foram registradas em vilarejos próximos ao estádio. Uma substância desconhecida caiu sobre o campo e cobriu parte de Florença.
Uma explicação científica deste fenômeno foi dada anos depois: poderiam se tratar de teias de aranha grandes e interligadas, que teriam aparecido no céu por causa do reflexo do sol.
No entanto, uma análise da substância em laboratório não encontrou correspondência entre o material coletado do solo e as teias das aranhas, mantendo assim o mistério da partida que foi suspensa por causa de objetos voadores não identificados.