Quantos pontos o Corinthians precisa para escapar do rebaixamento no Brasileirão?
Enquanto ainda sonha com a ida à final da Sul-Americana, após empatar por 2 a 2 com o Racing-ARG, na última quinta-feira (24), na partida de ida da semifinal, o Corinthians volta as atenções para a dramática luta contra o rebaixamento no Brasileirão 2024.
Faltando apenas oito rodadas para o fim da competição, o Timão está na 17ª posição, com 32 pontos, na zona de rebaixamento. Neste momento, o clube paulista aparece com 51% de risco de queda para a Série B, de acordo com o portal especializado, Infobola.
+ Confira a tabela completa do Corinthians no Brasileirão
Diante deste cenário desafiador na reta final de Brasileirão, qual seria a pontuação necessária para o Corinthians escapar da queda?
O matemático especializado, Tristão Garcia, define o "número mágico" a ser alcançado pelo Timão para escapar deste risco sem depender de resultados dos demais adversários na parte de baixo da tabela.
Corinthians e o "número mágico" para escapar do rebaixamento
De acordo com Tristão Garcia, o Corinthians precisará alcançar a pontuação de 46 pontos na última rodada do Brasileirão para garantir a permanência na Série A. A salvação poderia acontecer até mesmo com pontuação inferior.
"Mas é muito provável que isto seja alcançado com 45 pontos. Com sorte, até uma pontuação um pouco menor poderá bastar", ressalta Garcia.
Ou seja, o Corinthians precisaria conquistar mais 14 pontos dos 24 ainda em disputa na competição: isto representa quatro vitórias e dois empates nas últimas oito partidas restantes no Brasileirão.
Corinthians tem confrontos diretos contra o rebaixamento
O Corinthians terá quatro jogos fora de casa nesta reta final de Brasileirão, contra Cuiabá, Vitória, Criciúma e Grêmio; e outros quatro jogos na Neo Química Arena, contra Palmeiras, Cruzeiro, Vasco e Bahia.
Destes, destacam-se os confrontos diretos contra Cuiabá, atual vice-lanterna, com 27 pontos, e Vitória, a primeira equipe fora da zona de rebaixamento neste momento, com 32 pontos, mesma pontuação do Timão, mas vantagem nos critérios de desempate.
Nas rodadas finais, o Corinthians ainda poderá encarar outro confronto direto, contra o Criciúma.
Apesar de estar atualmente no meio da tabela, na 12ª posição, com 36 pontos, o time catarinense tem apenas quatro pontos a mais que o próprio Alvinegro e, dependendo da campanha nas próximas partidas, também poderá chegar ao duelo contra o Corinthians precisando de pontos para escapar da queda.
Brasileirão: confira os riscos de rebaixamento
- Atlético-GO: 99%
- Cuiabá: 92%
- Corinthians: 51%
- Athletico-PR: 40%
- Vitória: 38%
- Juventude: 30%
- Bragantino: 21%
- Grêmio: 11%
- Criciúma: 10%
- Fluminense: 7%
- Vasco: 1%